Pesquisas do Biopark Educação se destacam em eventos internacionais de Biomateriais e Bioengenharia


Foto: Divulgação - Biopark
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia (LBB) do Biopark Educação participou de dois importantes eventos no último mês de outubro, fortalecendo ainda mais suas pesquisas e parcerias internacionais. Os pesquisadores da instituição participaram do B-MRS Meeting 2024, em Santos (SP), e, posteriormente, realizaram o 1º Ciclo Internacional de Palestras em Biomateriais e Bioengenharia, realizado no Biopark Educação.

O LBB foi fundado em 2019 como fruto de uma parceria internacional entre o Biopark e a Universidade Laval, do Canadá, com o objetivo de promover pesquisas de excelência em biomateriais e bioengenharia. Além disso, o laboratório realiza estudos sob demanda para resolver desafios reais da indústria.

Um exemplo é a pesquisa de desenvolvimento de recobrimentos antimicrobianos para dispositivos médicos, em parceria com o Instituto de Bioengenharia do Hospital Erasto Gaertner (IBEG), a empresa canadense Plasmionique e o parque tecnológico Biopark. Essas colaborações têm permitido avanços científicos importantes, especialmente no combate a infecções bacterianas associadas a cateteres médicos.

Participação no B-MRS Meeting 2024

O B-MRS Meeting, realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, é um dos principais fóruns internacionais para discussão de avanços na ciência dos materiais, e o maior evento na área no Brasil. Para a equipe do LBB, eventos como esses são essenciais para o desenvolvimento das pesquisas em biomateriais. “A participação no B-MRS Meeting permitiu uma troca valiosa de experiências com outros profissionais da área, gerando insights que podem dar origem a novos projetos em liberação controlada de fármacos e embalagens biodegradáveis”, destacou a Dra. Cecilia Zorzi Bueno, pesquisadora do LBB.

A doutoranda Lidi Astrid Yañez Hernandez, da Universidade Laval e pesquisadora associada ao Biopark Educação, também reforçou a importância do evento. “A participação no B-MRS Meeting nos permitiu um intercâmbio valioso de conhecimento e a oportunidade de fazer networking com pesquisadores que trabalham em projetos semelhantes, possibilitando futuras colaborações. Além disso, conseguimos desenvolver nossas soft skills ao compartilhar nossas pesquisas diante de uma audiência”, relata.

Ainda, a doutoranda recebeu o prêmio Bernhard Gross por sua apresentação oral, exaltando a qualidade da pesquisa executada entre as instituições Universidade Laval e Biopark Educação.

No evento, os pesquisadores do Biopark Educação tiveram quatro resumos aprovados e apresentados, abordando temas como nanotecnologia aplicada à liberação de fármacos e dispositivos médicos antimicrobianos, trazendo à tona o impacto das pesquisas realizadas na instituição e suas aplicações inovadoras. “Os resumos submetidos foram aceitos para apresentação na forma oral, o que trouxe mais visibilidade para nossa pesquisa.”, conclui a pesquisadora. 

Ciclo Internacional de Palestras em Biomateriais e Bioengenharia

Já no 1º Ciclo Internacional de Palestras em Biomateriais e Bioengenharia, realizado no Biopark Educação, os palestrantes que participaram do evento em Santos, também apresentaram suas pesquisas voltados ao tema “Liberação controlada de ativos: aplicações no setor médico e de alimentos”.

Na data, pesquisadores e estudantes puderam aprofundar discussões sobre o futuro dos biomateriais. Como palestrantes tivemos a Dra. Pascale Chevallier (Universidade Laval); a Dra. Cecilia Zorzi Bueno (Biopark Educação); a aluna de doutorado, Lidi Yañez Hernandez (Universidade Laval) e Leandro Pais de Paula, aluno do Mestrado em Tecnologias em Biociências (PPGBio) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado em parceria com o Biopark Educação.

Os palestrantes abordaram conceitos básicos sobre dispositivos médicos à base de polímeros e métodos para controlar a taxa de liberação de fármacos utilizando nanopartículas poliméricas, e diferentes aplicações de compósitos poliméricos, nanopartículas poliméricas e metálicas. Além disso, aplicações na área de alimentos foram também apresentadas.

O tema nanotecnologia foi abordado na palestra da Dra. Cecília, como estratégia para controlar a liberação, sendo apresentados resultados obtidos no LBB. “A nanotecnologia e a liberação controlada de fármacos são áreas de grande potencial”, explicou. Ela também destacou que “por meio dos diferentes projetos desenvolvidos no LBB, já conseguimos desenvolver filmes de biopolímeros que apresentaram atividade antimicrobiana de até 6 meses, um avanço inédito na literatura”, concluiu. 

Futuro das pesquisas

Além do intercâmbio de pesquisas, os laboratórios também promovem o intercâmbio de pesquisadores. A doutoranda Lidi Astrid Yañez Hernandez, da Universidade Laval, ficará durante o mês de outubro desenvolvendo parte de sua pesquisa no laboratório do Biopark Educação, onde, segundo Lidi, está recebendo treinamento para realizar análises antibacterianas, fortalecendo ainda mais a troca de conhecimento entre as duas instituições.

Com esses avanços, o Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia se consolida como referência internacional, liderando inovações e alcançando resultados promissores nas áreas de biomateriais e bioengenharia. Suas pesquisas não só impulsionam o desenvolvimento científico, mas também oferecem soluções inovadoras para desafios globais, com impacto direto nos setores de saúde, indústria e sustentabilidade.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim