Professores universitários de Toledo têm artigo publicado em revista internacional

Os pesquisadores Carlos Eduardo Tino Balestra, Alberto Yoshihiro Nakano e Ricardo Schneider, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Toledo, juntamente com pesquisadores de outras universidades, tiveram sua pesquisa publicada em uma das revistas mais prestigiadas do mundo na área ambiental, a Environmental Development.
O artigo “Contribution to low-carbon cement studies: Effects of silica fume, fly ash, sugarcane bagasse ash and acai stone ash incorporation in quaternary blended limestone-calcined clay cement concretes” (em português, “Contribuição aos estudos com cimentos de baixo carbono: efeitos da incorporação de sílica ativa, cinza volante, cinza do bagaço de cana e cinza do caroço do açaí em misturas quaternárias de concretos de filer e argila calcinada”), nasceu da necessidade de se desenvolver materiais capazes de mitigar as emissões de gás carbônico por parte da indústria de materiais de construção – que, de acordo com Carlos Balestra, é responsável por 10,00% de todo o CO2 do mundo – e propõe a criação de um tipo de cimento mais sustentável capaz de contribuir com o meio ambiente e a redução dos efeitos do aquecimento global, que têm sido testemunhados em todo o mundo.
Nesse contexto, foram levados em consideração resíduos de diferentes proveniências e setores (incluindo a indústria metalúrgica e a agroindústria) que fossem capazes de gerar materiais com menor emissão de CO2 sem que isso representasse perdas de resistência e durabilidade.
Cabe destacar que a pesquisa demorou um ano e meio para ser concluída e foi realizada nos campuses da Universidade Paulista (UNIP) Guaratinguetá e da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) Toledo.
O objetivo dos pesquisadores além da pesquisa
Para Carlos Balestra, o objetivo de sua pesquisa era contribuir para uma indústria mais sustentável no setor da construção civil.
Ele ressalta também a pesquisa foi resultado de um trabalho árduo que demandou muito tempo, análise e discussões e aproveitou para transmitir seus agradecimentos pelo apoio dos professores Alberto Nakano e Ricardo Schneider.
Qual o próximo passo?
A intenção é continuar com os estudos em outras áreas, ainda que os recursos sejam poucos em decorrência dos cortes por parte do Governo Federal.
Carlos Balestra espera que a direção da UTFPR siga contribuindo para a continuidade das pesquisas e que a comunidade externa possa passar a enxergar as iniciativas e esforços do campus e contribuir com as pesquisas, observando a seriedade do trabalho, sendo desenvolvido por parte de seu grupo de pesquisa voltado a materiais e estruturas.




















Procura-se: cachorrinho que atende pelo nome de Billi, desaparecido no Jardim Porto Alegre