Toledo registra alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti e risco de nova epidemia de dengue é grande

A supervisora de equipe do setor de Endemias da Prefeitura de Toledo, Maiza Schlindwein, concedeu uma entrevista ao Toledo News para abordar a atual situação da dengue no município. Nos dias 04 e 05 de novembro, foi realizado o quarto Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024, e os resultados são alarmantes: Toledo apresenta um índice de infestação de 02,70%, mais que o dobro do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de até 01,00%.
Os bairros mais afetados incluem o Jardim Gisela II, com 15,00% de infestação, seguido por Jardim Europa II (11,90%), Jardim Maracanã I (10,52%), Jardim Santa Clara IV (09,75%) e o Centro de Eventos (09,09%). Schlindwein destacou que, apesar de o Jardim Gisela ter o maior índice de infestação, a preocupação maior está no Jardim Europa, onde concentra-se o maior número de notificações de casos. Em apenas um dia de ação no Jardim Europa, as equipes encontraram 30 focos do mosquito.
Até o momento, no ano epidemiológico 2024/2025, Toledo contabiliza 15 casos positivos de dengue, ciclo iniciado em julho de 2024. Schlindwein alertou para a importância da conscientização, já que a situação pode agravar-se com o aumento das chuvas e do calor nos próximos meses. As ações da equipe incluem visitas constantes às residências, além de bloqueios e aplicação de inseticidas nos locais com notificações suspeitas.
A supervisora enfatizou a importância de a população colaborar, permitindo a entrada dos agentes de endemias em suas residências e realizando vistorias semanais nos quintais para eliminar possíveis focos. Ela também alertou para o risco da automedicação em caso de sintomas e a necessidade de buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM) - Mini-hospital Doutor Jorge Milton Nunes para notificação e tratamento adequado.
Vale ressaltar que receber os agentes de endemias em suas residências para a vistoria de rotina é fundamental para a efetivação do combate à dengue. Por isso, para aqueles que trabalham em horário comercial, a Prefeitura possui um serviço de agendamento das visitas. As vistorias podem ser agendadas pelo telefone fixo (45) 3196-3095 ou pelo telefone e WhatsApp (45) 9-9133-6391.
Confira no vídeo abaixo a íntegra da entrevista com Maiza Schlindwein, supervisora de equipe do setor de Endemias da Prefeitura sobre o cenário da dengue no município









Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela