Unioeste oferece atendimento psicológico para comunidade interna

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – oferece desde 2016 para a comunidade interna do campus de Cascavel, os serviços do Pronto Atendimento de Psicologia e Saúde Integrada – PAPSI – o objetivo é prestar serviços de enfermagem e psicologia.
O atendimento funciona no período da manhã, tarde e noite e no caso da enfermagem a proposta é prestar um primeiro atendimento em situações emergenciais, bem como orientações em saúde) de eventuais acidentes. Este trabalho é prestado por dois profissionais de enfermagem.
Já na área da psicologia, são quatro profissionais que oferecem atendimento de psicologia breve. De acordo com coordenadora do ambulatório, Jane Angelita, Schvan Vilaca, durante o atendimento psicológico oferecido pelo PAPSI, serão tratados problemas pontuais, de acordo com a realidade individual do "Um exemplo de como podemos oferecer suporte é quando um aluno enfrenta dificuldades no relacionamento com o professor. Nesses casos, nossa abordagem consiste em ouvir o acadêmico para entender suas preocupações, proporcionar um espaço seguro para que ele expresse seus sentimentos e, em seguida, trabalhar juntos em estratégias para melhorar essa interação. Dessa forma, buscamos não apenas resolver o conflito, mas também fortalecer as habilidades de comunicação do aluno, promovendo um ambiente de aprendizado mais positivo." “Um exemplo que podemos ajudar é caso um aluno tenha algum tipo de problema de relacionamento com o professor, e nós vamos ajudar ele a trabalhar isso. Outras situações mais graves como de pensamento suicida são priorizadas para atendimento”, explicou a coordenadora.
De acordo com a coordenação do Pronto Atendimento, somente no mês de setembro foram realizados 223 atendimentos em psicologia, 14 atendimentos de terapias interativas integrativas, 75 atendimentos de assistência em enfermagem e 23 preventivos do câncer de colo de útero.
E para reforçar o serviço oferecido pelo do Pronto Atendimento de Psicologia e Saúde Integrada da Unioeste, no dia 10 de outubro foi feita uma ação de abordagem nas salas de aula, orientando sobre a importância e cuidado com a saúde mental e panfletagem, alertando para a necessidade do tratamento preventivo da saúde mental.
“Normalmente quando a pessoa busca ajuda psicológica é porque já está com um quadro crônico e as vezes em um caso mais grave. Por isso, realizamos esta ação nos setores do campus, reitoria e salas de aula. A proposta foi alertar para a data e falar sobre a importância da prevenção de saúde mental”, explicou a coordenadora.
Um dos destaques do material entregue é a lista de sintomas que podem indicar que a saúde mental não está bem.
Veja os sintomas:
- mudanças de humor intensas
- fadiga e falta de ar
- Isolamento social
- Alterações no apetite ou sono
- Dificuldade de concentração
- Sentimentos de tristeza ou desespero
- Sintomas físicos sem causa aparente
- Comportamentos autodestrutivos
- Ansiedade e medo excessivo
- Dificuldade em lidar com o estresse
A coordenadora do PAPSI, Jane Schvan, lembrou que a Unioeste tem o compromisso de durante todos os meses do ano oferecer serviços voltados para a saúde mental. “O nosso principal objetivo é atuar na prevenção e fazemos este trabalho durante todo o ano”, finalizou Jane.
O ambulatório do PAPSI fica no Bloco B, próximo a copiadora. Para outras informações o contato é (45) 3220- 3271 e 99137-0966.
Marechal Cândido Rondon
No campus de Marechal Cândido Rondon desde 2022 o serviço é prestado por psicólogos que atendem no período da manhã, tarde e noite.
Somente no mês de setembro foram prestados 133 atendimentos, sendo a maior parte deles relacionados a ansiedade, relacionamento interpessoal com docentes, dificuldade de aprendizagem e transtornos mentais.
O atendimento é feito em casos emergências de forma imediata, mas existe a orientação que a comunidade interna faça o agendamento por meio do telefone 45 3284-5019 ou 45 3284-5018.
Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão o atendimento psicológico é direcionado para alunos, servidores e docentes. Frequentemente, os professores, coordenadores e assessoria pedagógica solicitam o atendimento de forma coletiva, são realizadas rodas de conversa em sala e outras atividades. “Esse tipo de atendimento coletivo, acontece em situações pontuais por exemplo, em situações de desentendimentos, assédio, preconceito, luto ou bullyng”, explicou a responsável pela assistência estudantil do Campus de Francisco Beltrão, Lidiane Paz.
Outra possibilidade é o atendimento individual que é agendado por WhatsApp. Neste caso é feita uma estimativa de encontros para aquele paciente, para que não existam filas de espera. Neste caso, na entrevista é identificado quantos encontros são necessários para que o desconforto apresentado pelo paciente seja minimizado.
Lidiane explicou que a proposta do serviço prestado não é oferecer terapia, mas atendimento que possa resolver situações pontuais. Segundo ela, somente no mês de setembro foram realizados 97 atendimentos no campus do Vila Nova e 45 no Centro de Ciências da Saúde.
Confira os horários de atendimento no Campus do Vila Nova: 08h às 12h - das 13h às 17h30 e das 19h às 21h45min.
No Centro de Ciências da Saúde o horário de atendimento é: Segunda: 8:30 - 12:00/ 13:00 - 19:30 Terça: 8:00 - 12:00/ 13:00 -16:00 Quarta: 8:30 - 12:00/ 13:00 - 19:30 Quinta: 8:00 - 12:00/ 13:00 -16:00 Sexta: 8:00 -12:00 - 13:00 - 15:00
Para informações ou agendamento os interessados podem entrar em contato pelo número (46) 3520-4872.
Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu serviço é prestado por meio da Clínica Escola e o atendimento é oferecido aos alunos, técnicos e docentes. Em 2023 foram realizados 1908 agendamentos e 1642 atendimentos. Além dos atendimentos individuais, são ofertadas atividades em grupo aos estudantes.
O atendimento é realizado na Clínica de Psicologia, localizada no prédio da Biblioteca, de segunda à sexta-feira, conforme horários agendados.
A solicitação por atendimento deve ser realizada pelo formulário: https://forms.gle/jRvN5UT4YH8auXCN9
Para outras informações, entre em contato pelo WhatsApp: (45) 999262507
Toledo
A Unioeste campus de Toledo conta com um departamento de Apoio Psicológico, que realiza a média de quatro atendimentos por dia, de segunda à sexta-feira. São três profissionais que fazem atendimento psicológico ao público interno da instituição, sendo, principalmente, alunos.
Os atendimentos são disponibilizados em quatro modalidades: Psicoterapia breve, em que são feitas sessões semanais com duração total de três a seis meses de tratamento; a segunda modalidade é o Plantão psicológico, que não precisa de agendamento, para atendimentos de urgência, em que o paciente precisa de atendimento imediato; a terceira modalidade é o atendimento avulso, para quem não se enquadra em acompanhamento psicológico regular, nem em atendimento de urgência; e a quarta modalidade é o Acompanhamento Psicológico: são casos considerados mais graves em que o atendimento é feito em conjunto com outros pontos da rede de saúde, onde o paciente também é acompanhado, como Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Segundo Ricardo França da Silva, psicólogo do Departamento de Apoio Psicológico da Unioeste de Toledo, “geralmente, durante as semanas de provas são os períodos que mais tem procura dos estudantes por atendimento, devido à pressão que eles sentem nesses dias”, explicou.
As causas que mais levam os estudantes a buscarem o Apoio Psicológico em Toledo são inibições diversas, ansiedade, crises de identidade normalmente decorrentes de mudança de cidade ou demasiada pressão por produtividade, depressão e até pensamentos suicidas.
Os atendimentos acontecem de segunda à sexta. Para agendamento e informações com relações aos horários é preciso fazer contato (45) 9-9833-0210.




















Procura-se: carteira com documentos em nome Lúcio Gouveia de Oliveira