Nascente é protegida no Dia Mundial da Água em Novo Sobradinho


Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas no ano de 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso natural. Em Toledo, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) realizou uma recuperação de nascente em parceria com o Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo). A ação foi realizada em uma propriedade rural próxima ao distrito de Novo Sobradinho. 

O Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo) sempre procura estar envolvido com as datas e ações sustentáveis. É o caso, no mês de março, de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água. A ação educativa envolveu aproximadamente 20 pessoas, entre técnicos, jovens do Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli (CJU Europa) e do Curso de Agronegócio do Colégio Estadual Castelo Branco (Premem), servidores da SMMA, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Toledo) da Sanepar, do Sesi, parceiros do Núcleo ODS.

O coordenador do Núcleo ODS, Dielson Kleber Pickler, destaca a importância do trabalho de recuperação e preservação de nascentes. “Entendemos que é necessário cuidar da água em todos os aspectos. Vivemos numa região onde temos água em abundância, mas não é por isso que devemos relaxar nos cuidados deste bem tão precioso para os seres vivos”. 

Além dos trabalhos práticos com a nascente, a bióloga da Prefeitura de Toledo, Lilian Cardoso, explicou sobre a importância da mata ciliar e algumas técnicas utilizadas na conservação do solo de uma propriedade. Os participantes da ação também contribuíram com os trabalhos práticos e realizaram o plantio de mudas de erva mate e de ipês. 

“Em cada ação, nós procuramos envolver pessoas com capacidade de multiplicar os conceitos aprendidos. Sozinhos somos pouco efetivos, mas quando juntamos forças e replicamos as ações o resultado pode ser positivamente inesperado”, acrescentou o coordenador do Núcleo ODS Toledo. “As pessoas podem se envolver em atividades propostas pelos poderes públicos, por instituições, por empresas, por clubes de serviços ou podem fazer a sua ação individual. O importante é buscarmos sempre o bem da coletividade”. 

A agente educacional do Premem, Cristina Barcaro Munchen, considera importante a participação dos alunos no processo. “Envolver alunos do curso técnico do Agronegócio nesse tipo de ação é muito importante, gostaria de poder trazer a turma toda, porém, a ação demanda cuidados, visto que são jovens e o ambiente não permitia um grupo maior. Contamos com a capacidade de multiplicação dos conhecimentos e experiência vividas na atividade, pois, como as alunas selecionadas para a ação, seus colegas de turma estão chegando no mercado do Agronegócio, uma área que precisa investir em ações sustentáveis”, pontua.

Proteção da nascente - O engenheiro agrônomo e técnico ambiental, Maycon Tavares, explicou como é feita a recuperação da nascente. Primeiro é realizada a limpeza, nesta etapa retira-se toda a sobra de matéria orgânica, de resíduos que estão em decomposição dentro do local. Em seguida é localizado o olho d’água, onde realmente a nascente está nascendo, na sequência é feita a limpeza e contenção, coloca-se as pedras rachão para serem usadas como um filtro e depois os canos para saída de água, vedando tudo com solo cimento (mistura de terra e cimento para dar aderência e fixação, evitando contaminação externa futuramente.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias