Reunião de Transição discute reestruturação administrativa

Os atos de transição do Governo Municipal de Toledo ganharam destaque nesta segunda-feira (25), com uma reunião entre as equipes do atual prefeito, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), e do prefeito eleito, Mario Costenaro (Republicanos). Durante o encontro, realizado na Sala de Reuniões do Gabinete, Costenaro formalizou um pedido para reformular a estrutura de órgãos e cargos em comissão da administração direta do Poder Executivo. Ele também solicitou que a proposta seja encaminhada à Câmara de Vereadores com celeridade.
A reunião contou com a participação de representantes da Procuradoria Jurídica e do Controle Interno do Município. Diante das implicações legais e orçamentárias de mudanças administrativas em ano eleitoral, o atual prefeito encaminhou o pedido para análise técnica e jurídica. “Faremos o possível para que o prefeito eleito tenha uma boa gestão. Vamos garantir que qualquer decisão seja tecnicamente embasada, evitando problemas futuros que possam invalidar as ações por algum impedimento legal”, destacou Lunitti.
O anteprojeto apresentado por Costenaro prevê a criação de novas secretarias, cargos de direção e coordenação, além da redistribuição de atribuições entre as pastas existentes. Entre as alterações propostas, destacam-se a transformação do atual Departamento de Comunicação em Secretaria de Comunicação, a criação de uma Secretaria da Mulher (hoje vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano) e a separação da Secretaria de Agricultura e Proteína Animal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico de Inovação e Turismo.
Durante a sua campanha, Costenaro destacou como prioridade a recriação de uma secretaria dedicada à agricultura, considerando o distanciamento percebido entre o governo municipal e os produtores rurais. Em entrevista ao Toledo News, o prefeito eleito reforçou a necessidade de dar mais atenção ao setor. “Visitamos diversas entidades, como o Sindicato Rural, associações de produtores de leite e suínos, e todos foram unânimes em pedir a volta da Secretaria de Agricultura. Ampliaremos o foco para incluir proteína animal, mostrando uma abordagem mais abrangente”, explicou.
A proposta ainda depende de análise jurídica e da aprovação pela Câmara de Vereadores para entrar em vigor.




















Procura-se: Família do distrito de Cerro da Lola em Toledo procura por cachorrinha desaparecida