Secretária de Educação Marli Gonçalves Costa, aborda volta às aulas, reformas, fila de espera nos CMEIs, ensino integral e muito mais


Foto: Toledo News

A secretária de Educação do Município de Toledo, Marli Gonçalves Costa, visitou a redação do Portal Toledo News e concedeu uma entrevista a nossa equipe de reportagem. Ela falou sobre o início do ano letivo 2024, obras e melhorias no setor de educação, novos projetos, fila de espera para vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), quadro de professores e muito mais.

As aulas nas escolas municipais e nos CMEIs de Toledo retornarão na próxima segunda-feira (05). Mais de 13 mil crianças estão matriculadas em 36 escolas e 30 CMEIs.

Durante o bate-papo Marli destacou o cuidado da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a capacitação dos professores e demais profissionais. A ideia é ofertar cursos e formações em vários períodos do ano. A educação de Toledo também contará com mais de 200 professores contratados no modelo de Processo Seletivo Simplificado (PSS), os quais atuarão como substitutos em casos de necessidade e também focados no ensino de alunos especiais.

Marli também comentou sobre os reparos realizados em diversas escolas e CMEIs, visando melhores condições nos espaços para os alunos e funcionários. Para esse ano está prevista a construção de uma quadra esportiva na Escola Municipal Orlando Luiz Bazei, em Novo Sarandi, uma reforma completa nas escolas municipais Tancredo de Almeida Neves, na Vila Boa Esperança, Carlos Friedrich, no Jardim Coopagro e Carlos João Treis, na Vila Paulista, a construção de salas de aula na escola do Jardim Concórdia e na Escola Municipal Walter Fontana, na Vila Pioneiro, além de ampliações em pelo menos três CMEIs.

A secretária comentou acerca da Escola Carlos João Treis. O espaço educacional localizado na Vila Paulista é de propriedade do município e há 30 anos era compartilhado com o Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden. No final de 2023, a Prefeitura solicitou o espaço para a utilização exclusiva a partir de 2024. A situação gerou revolta por parte da direção do Colégio, de alguns alunos e pais, no entanto o Germano Rhoden deixará de existir em 2024.

Para Marli, a decisão foi a mais acertada, pois os alunos do Colégio continuarão assistidos no Colégio Senador Attílio Fontana, que fica há 700 metros, tem toda a estrutura e também terá a oferta de ensino integral. Ela também afirmou que com a utilização exclusiva do espaço por parte da Prefeitura, o ensino integral poderá ser ampliado, o espaço será melhorado e haverá mais segurança para os alunos, sem a divisão de banheiros ou outros espaços.

A secretária ainda comentou a preocupação com a segurança das instituições de ensino e como isso tem sido debatido com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).

Por fim, Marli Gonçalves Costa trouxe as suas perspectivas de futuro para o setor de educação, em especial para a área em nosso município.

Confira no vídeo abaixo a íntegra da entrevista com a secretária de Educação Marli Gonçalves Costa

Últimas notícias