Banco de Sangue de Toledo observa aumento de 29% no número de candidatos a doação em 2024

O Banco de Sangue - Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo teve um 2024 marcado por números expressivos, com um aumento de 29,00% no número de candidatos à doação de sangue em relação ao ano anterior. Ao todo, 7.569 pessoas se apresentaram para doar, comparado aos 5.865 de 2023, o que representa um avanço significativo para a região. No entanto, cerca de 500 candidatos não foram considerados aptos após a triagem clínica.
Em entrevista ao Toledo News, Vânia Frigotto, coordenadora do Banco de Sangue de Toledo, comentou sobre o crescimento. "Nós realizamos uma avaliação em relação ao ano de 2024 e observamos um aumento relacionado ao ano de 2023 de 29,00%. Em 2024, tivemos 7.569 candidatos à doação, sendo que 7.068 foram considerados aptos. Esse aumento foi extremamente expressivo para Toledo e os outros 17 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde", afirmou.
Além do aumento no número de doadores, Vânia destacou a autonomia conquistada pelo Banco de Sangue em relação à produção de sangue. "Conseguimos a autonomia na produção de sangue, o que significa que o sangue coletado em Toledo atende toda a nossa região, sem a dependência das bolsas vindas de Cascavel-PR. Apesar disso, Cascavel ainda faz o nosso processamento. Se tivermos a possibilidade de evoluir para o nível de um hemonúcleo, já temos a estrutura necessária", explicou. O Banco de Sangue também contribui com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), fornecendo 11,00% das suas bolsas para outras unidades do estado.
Apesar do bom desempenho em 2024, Vânia também destacou que a expectativa para 2025 é, no mínimo, manter os números do ano anterior. "A nossa expectativa para 2025 é, no mínimo, manter o número de candidatos, mas queremos também melhorar o índice de aptos. Em 2024, cerca de 500 candidatos não passaram na triagem clínica, e queremos reduzir esse número", afirmou a coordenadora.
No início de 2025, o Banco de Sangue de Toledo enfrentou um período mais complicado, típico do mês de janeiro, devido às férias e à redução nas coletas, que ocorrerão apenas em dois dias. "Contamos com o apoio da unidade de Marechal Cândido Rondon-PR para dar suporte, e estamos com um pouco de baixa nos tipos sanguíneos O negativo e A negativo", disse Vânia.
Por fim, a coordenadora finalizou destacando a ambição do Banco de Sangue de Toledo para o futuro. "Esperamos manter nossa autonomia e buscamos o credenciamento como hemonúcleo, o que nos permitirá avançar ainda mais", concluiu Vânia Frigotto.
Agendamento online
Até o final do ano de 2021 o agendamento para realizar a sua doação de sangue era realizado por telefone ou presencialmente na sede do Hemepar. Com a abertura da nova sede no mês de novembro daquele mesmo ano, o agendamento passou a ser feito de forma online.
O agendamento pode ser realizado pelo site da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) CLICANDO AQUI.
O que é preciso para ser doador de sangue?
Para realizar esse bonito ato de doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade só podem doar com a autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 kg na balança do Hemepar; estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido