Com raízes em Toledo, Cardeal Dom Odilo Scherer, preside missa pelo Papa Francisco e presta homenagem


Foto: Divulgação - Arquidiocese de São Paulo
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal e arcebispo da Arquidiocese de São Paulo-SP, nasceu no Rio Grande do Sul, mas construiu a sua formação religiosa em Toledo, onde passou a infância e iniciou a vocação sacerdotal. Na manhã de segunda-feira, 21, ele presidiu uma missa na Catedral da Sé, em São Paulo-SP, em sufrágio pelo Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, no Vaticano, vítima de AVC, coma e colapso cardiorrespiratório.

Na celebração, Dom Odilo destacou o legado humano e espiritual do Papa. “Ele foi profundamente humano, não escondeu as suas fragilidades e permaneceu fiel à missão até o fim”, afirmou. O arcebispo relembrou a última aparição pública do Pontífice, debilitado, durante a bênção de Páscoa. “Apenas com um fio de voz, desejou feliz Páscoa e abençoou a multidão com esforço visível. Um gesto de doação total”.

Aos 75 anos, Dom Odilo embarca para Roma até a quinta-feira (24), onde participará do funeral e do Conclave que elegerá o novo Papa. Ele é um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto. Odilo ainda resolverá algumas questões na Arquidiocese para organizar a sua ausência.

Ligação com Toledo

Dom Odilo viveu parte da infância no distrito de Dois Irmãos, em Toledo, para onde se mudou com a família ainda pequeno. Foi no Seminário São José, em Toledo, que iniciou a sua formação religiosa. Foi ordenado sacerdote em 1976, por Dom Armando Círio. Atuou como reitor, professor e pároco, além de lecionar Filosofia em instituições da cidade e região.

Mesmo após assumir o comando da Arquidiocese de São Paulo e ser nomeado cardeal em 2007 pelo Papa Bento XVI, mantém vínculos com Toledo, participando de ações sociais e educacionais locais.

Por conta da viagem ao Vaticano, foi cancelada a sua presença em uma celebração religiosa agendada para esta quarta-feira, 23, na Paróquia São Cristóvão, na Vila Industrial, em Toledo.

Último adeus ao Papa

O corpo do Papa Francisco será trasladado da Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), com visitação aberta ao público:

• 23/04: das 11h00 à meia-noite

• 24/04: das 07h00 à meia-noite

• 25/04: das 07h00 às 19h00

O funeral será celebrado no sábado (26), às 10h00. Atendendo ao desejo de Francisco, ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, fora dos muros do Vaticano, como parte das mudanças que promoveu nas normas dos funerais papais.

Dom Odilo destacou, ainda, a coragem do Papa ao se posicionar com firmeza em temas sensíveis, como as guerras, a dignidade dos mais vulneráveis e o combate à “cultura do descarte”. “Ele nos lembrou que ninguém é descartável: pobres, migrantes, doentes, idosos — todos são filhos de Deus”, concluiu o cardeal.

Conforme o direito canônico, o Conclave deve começar em até 20 dias após o velório do Papa.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo-SP.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim