Indígenas acampados em Toledo serão transportados para aldeia em Nova Laranjeiras nesta sexta-feira (10)

Os indígenas que estão acampados no terreno onde será construída a nova megaloja da Havan, na Avenida Parigot de Souza, em Toledo, serão transportados para sua aldeia em Nova Laranjeiras-PR, nesta sexta-feira (10), às 09h00. Cerca de 15 famílias, totalizando aproximadamente 90 pessoas, incluindo idosos e crianças, estão no local desde o dia 05 de dezembro, com autorização para permanecerem até o dia 10 deste mês.
Segundo Sheila Delava, secretária da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), os acampamentos temporários fazem parte da cultura indígena. "Eles vêm para Toledo há vários anos, permanecendo entre 30 e 35 dias. Essa é uma prática comum dentro da tradição deles", explicou.

A secretária destacou que, desde a última sexta-feira, 03, equipes da Guarda Municipal (GM), da SMDH e da Secretaria de Meio Ambiente têm acompanhado a situação no local. Nesta quarta-feira (10), o grupo retornou para realizar o cadastro das famílias e verificar condições de saúde e vulnerabilidade social. "Todos estão bem, considerando o contexto cultural deles. Eles têm se alimentado, a população tem fornecido água, e os cuidados com a higiene têm sido realizados na rodoviária", afirmou Sheila.

Após um primeiro contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Guaíra-PR, o transporte das famílias foi organizado com apoio da Funai de Nova Laranjeiras. "Os indígenas assinaram um termo solicitando o transporte, e já entramos em contato com a empresa que fornecerá os ônibus. Eu mesma acompanharei o traslado", disse a secretária.

Além disso, a Guarda Municipal fará a escolta do comboio até a aldeia, e a Polícia Federal (PF) já foi informada. A Secretaria de Saúde de Toledo está avaliando a necessidade de uma enfermeira acompanhar a viagem. "Estamos cuidando para que tudo seja feito da melhor forma, garantindo a segurança e o bem-estar de todos", concluiu Sheila.




















Procura-se: Família do distrito de Cerro da Lola em Toledo procura por cachorrinha desaparecida