Durante a missão técnica organizada por Sebrae-PR, POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), o prefeito licenciado de Toledo, Mario Costenaro, participou, no dia 13 de novembro, de uma agenda oficial em Espoo, cidade vizinha a Helsinque reconhecida por seu ecossistema avançado de inovação e governança. A comitiva foi recebida pela diretora de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Espoo, Milla Ovaska.
Segundo o prefeito, o encontro permitiu compreender de forma mais profunda como a cidade constrói soluções urbanas com base em inovação, sustentabilidade e participação social. ???Um ponto que nos chamou atenção foi o nível de confiança na administração pública. Mesmo com 310 municípios no país, estruturas muito semelhantes às nossas ??? como Espoo, com 300 mil habitantes ??? conseguem articular políticas públicas altamente eficientes???, destacou.
Síndrome de Irlen: entenda agora
Descubra como a Ótica Globo pode ajudar a melhorar sua visão.
Residencial Carmel da Prati Empreendimentos
Garanta seu novo lar com conforto e lazer. Saiba mais!
Excursão para a final da Recopa
Viva a emoção do Flamengo x Lanús com a AF Turismo! Garanta sua vaga.
Renove seus espaços em 2026
Transforme sua casa com mármores e granitos da Portal Pedras.
Mais
Educação como prioridade - Ovaska apresentou a estrutura administrativa finlandesa, na qual os municípios concentram seus maiores investimentos no setor de educação. Já áreas como serviços sociais são coordenadas por instâncias regionais e pelo governo central. ???Temas como imigração e emprego também são executados pelo município, em parceria com outros órgãos, o que garante respostas rápidas e integradas???, relatou Costenaro.
Outras atribuições municipais incluem meio ambiente, infraestrutura, gestão de água e resíduos ??? frequentemente executadas por meio de parcerias público-privadas ??? além de iniciativas de desenvolvimento econômico.
Ecossistema de inovação
A reunião ocorreu na Aalto University, instituição referência mundial em tecnologia e design, onde foi apresentado o modelo de inovação de Espoo. O prefeito enfatizou que o município trabalha com uma estrutura de ???multi-organização???, baseada em acordos estratégicos de cinco anos que integram prefeitura, universidade e centros de pesquisa.
???A cidade funciona como uma plataforma aberta de testes e desenvolvimento tecnológico, apoiando empresas e pessoas que chegam ao município, facilitando sua rápida integração ao ecossistema local???, explicou Costenaro. Espoo abriga cerca de 1.500 empresas de tecnologia avançada, 400 centros de pesquisa e responde por aproximadamente 60% das patentes da Finlândia, sendo uma das cidades mais inovadoras da Europa.
Planejamento urbano - O prefeito também conheceu o aplicativo MyEspoo, ferramenta de participação social que coleta sugestões da população para orientar políticas de planejamento urbano. Esses dados são abertos a pesquisadores e universidades, reforçando a transparência e a colaboração.
Entre as metas estratégicas da cidade estão a neutralidade de carbono até 2030, a ampliação do transporte público, parcerias com empresas de eletrificação, soluções inteligentes de reciclagem e compras públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espoo também busca consolidar-se como ???capital das crianças e da juventude???, já que um em cada dez nascimentos da Finlândia ocorre no município.
Cidade verde e voltada ao bem-estar - Costenaro ressaltou que o planejamento urbano valoriza a convivência com a natureza, com a diretriz de que todos os moradores tenham um espaço verde a no máximo 300 metros de suas casas. ???Essa organização impacta diretamente a saúde física e mental da população e garante qualidade de vida, integrando escolas, áreas esportivas e parques???, afirmou.
Outro compromisso central de Espoo é alcançar, até 2035, o status de ???cidade super biodiversa???, reforçando o papel da proteção ambiental no desenvolvimento urbano.