Morre Tamires, jovem de Toledo que lutava contra câncer e uniu comunidade em corrente de solidariedade


Foto: Toledo News
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

 

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA

Tamires Cristina Cirilo dos Santos, de 33 anos, faleceu na tarde desta segunda-feira (21) no Hospital do Cancêr (Uopecan), em Cascavel-PR, após uma dura batalha contra a leucemia. 

Internada há cerca de dois meses, Tamires não resistiu às complicações da doença, apesar de todos os esforços médicos e da corrente de solidariedade que mobilizou a cidade de Toledo e região. 

O velório será realizado a partir das 22h30 de hoje (21), na Capela Mortuária do Jardim América. O enterro irá ocorrer na tarde de terça-feira (22), mais precisamente às 14h00, no Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Santa Clara IV.

Lembre da história de Tamires

A história de Tamires comoveu a comunidade local desde o início. Moradora do Jardim Concórdia, em Toledo, ela começou a apresentar fortes dores no corpo e foi inicialmente diagnosticada com dengue. Com a piora no quadro, surgiram suspeitas de linfoma, lesões no fígado e líquido nos pulmões. A jovem passou por transfusões de sangue, mas o seu estado de saúde seguia instável.

Diante da gravidade da situação e da demora na transferência para um hospital especializado, familiares, amigos e membros da Primeira Igreja Batista da Lagoinha organizaram uma manifestação em frente a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, em Toledo, no dia 20 de fevereiro. A mobilização pacífica, marcada por orações e palavras de apoio, tinha como objetivo pressionar as autoridades a agilizarem o encaminhamento de Tamires para o tratamento oncológico em Cascavel.

A manifestação surtiu efeito e, no dia 21 de fevereiro, Tamires foi transferida para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel onde passou a receber acompanhamento especializado. No entanto, durante a internação, ela contraiu uma infecção bacteriana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que agravou ainda mais a sua saúde. Entubada e em estado grave, chegou a apresentar resposta ao tratamento contra a bactéria, o que reacendeu a esperança de retomada do tratamento contra o câncer. Mas o organismo já debilitado não resistiu. Por último, ela foi transferida para a Uopecan.

Além do sofrimento causado pela doença, a família de Tamires enfrentou uma série de dificuldades para permanecer próxima a ela durante o tratamento. Sem condições financeiras para pagar hospedagem em Cascavel, a mãe, Marta Cirilo Orzi, e o primo, Márcio Henrique dos Santos, passaram a viver em uma van emprestada por um vizinho da família. A história da luta dessa mãe comoveu ainda mais a comunidade, que se mobilizou com doações de alimentos e apoio emocional.

"Não é o conforto de casa, mas pela minha filha, a gente consegue", disse Marta, que, ao lado do sobrinho, permaneceu firme em meio à dor e à incerteza.

A equipe do Toledo News acompanhou a história de Tamires desde o início, quando ela ainda lutava pel transferência para Cascavel. Confira no vídeo abaixo o clamor dos familiares, amigos e membros da Igreja Lagoinha na época:

CONFIRA O VÍDEO

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim