Roteiro gastronômico: explore as delícias de Toledo na Rota do Queijo Paranaense


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR, antiga EMATER) lançou recentemente a Rota do Queijo Paranaense, um roteiro que apresenta os melhores queijos do estado, desde os tradicionais queijos coloniais até os queijos autorais. No roteiro, há 38 queijarias pelo estado, sendo duas produções localizadas no município de Toledo: Queijos Vila Belli e Átani Queijos Finos.

Nossa reportagem conversou com Gelir Giombelli, produtora da Queijos Vila Belli e Cirlei Rossi, que comanda a Átani Queijos Finos.

Da Linha Tapuí, vem Gelir e o esposo, que são os únicos responsáveis pela produção, com o marido cuidando do rebanho, saúde e alimentação dos animais, enquanto a produtora se dedica à produção e venda dos queijos.

Com mais de 20 anos de experiência na produção de queijos artesanais, Gelir aprendeu a técnica de produção com a mãe, e começou com queijos coloniais até chegar aos Queijos Finos do Biopark. Um dos seus principais produtos é o queijo Tomme Negro do Oeste que lhe rendeu uma medalha de prata no Mundial de Queijo.

Gelir destaca que agrega valor ao produto com a maturação feita, e ressalta a diversidade de bons queijos no estado, além do apoio de parceiros na jornada, ressaltando a importância da rota para a produção: “Orgulho de fazer parte da rota, porque somos uma produção familiar".

A aceitação dos queijos vem crescendo a cada dia, e a linha de queijos finos se fortaleceu com uma visita da produtora à Feira de Bérgamo, na Itália, onde ela viu o padrão mundial de queijos. Graças a essa experiência, hoje, os produtos da Queijos Vila Belli têm um nível competitivo com estes produtos, antes vistos apenas como referências.

Para o futuro, a produtora sonha em mostrar as belezas da região junto com o produto em si e assim que puder ter uma estrutura física para receber os visitantes. 

Os queijos finos da Queijos Vila Belli estão na própria linha Tapuí e na Queijaria Flor da Terra, no Biopark.

Distante por 30 Km de Gelir, mas unida pelo reconhecimento da Rota do Queijo Paranaense, está Cirlei Rossi, da Átani Queijos Finos, que destaca a importância do projeto. "A rota do Queijo Paranaense é uma oportunidade para os produtores estarem divulgando, recebendo turistas, unindo as propriedades com vários tipos de queijos", comenta a produtora.

Cirlei produz queijos caseiros desde a infância, mas sua propriedade vendia apenas leite. Há cerca de três anos, graças à transferência de tecnologia do projeto de Queijos Finos do Biopark, a produção de queijo começou na propriedade. 

Com este projeto, a Átani Queijos Finos produz os queijos Morbier e Saint-Paulin e em um estudo sobre a origem do queijo local, surgiram dois queijos autorais com as características culturais da família: o Donna Rossi e o Nona Lúcia.

Os queijos são produzidos na agroindústria da produtora, no distrito de Vila Nova e estão disponíveis em vários pontos pela cidade. Agora, a produtora se prepara para uma nova fase, que consiste na adaptação da queijaria para um ponto turístico de fato, mas mantendo a originalidade de uma casa familiar, associado a um trabalho artístico de contar a história da família da produtora. Além disso, existe a possibilidade de visitas agendadas à propriedade aos sábados.

Ambas as propriedades são ótimos exemplos de produtoras destacadas na produção de queijos artesanais no Paraná e que encontram na Rota do Queijo Paranaense uma grande oportunidade para divulgar seus produtos e receber turistas interessados em conhecer um pouco mais da cultura e tradição que envolve a produção de queijos no estado.

Para nós, turistas, fica a possibilidade de saborear queijos de qualidade ímpar, feitos com muito carinho e dedicação a poucos quilômetros de da área urbana de Toledo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim