SMDH promove campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) promove em Toledo, desde o dia 20 de novembro, a edição de 2024 da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". A iniciativa, que se estenderá até 10 de dezembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a urgência do combate à violência de gênero e mobilizar ações concretas para promover a igualdade e a proteção dos direitos das mulheres.
A escolha das datas é simbólica: no Brasil, a campanha inicia no Dia da Consciência Negra, destacando que mulheres negras são as principais vítimas de feminicídios e crimes motivados por machismo e racismo. Internacionalmente, os 16 dias de ativismo começam em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que homenageia as irmãs Mirabal, assassinadas pela ditadura na República Dominicana em 1960. A ação culmina no Dia dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, reforçando a ligação entre os direitos das mulheres e os direitos universais.

No Brasil, o cenário é alarmante: uma mulher é vítima de violência a cada quatro minutos. A campanha destaca a necessidade de medidas educativas, políticas públicas e apoio às vítimas para mudar essa realidade. A SMDH incentiva a população a participar por meio de ações como a divulgação de informações, apoio às mulheres em situação de violência e a promoção de uma cultura de respeito e igualdade em todos os espaços.
A campanha também enfatiza a importância de discutir os diferentes tipos de violência enfrentados pelas mulheres, desde a violência doméstica até o feminicídio, e reforça os canais de denúncia, como o Disque 180. Além disso, busca sensibilizar a sociedade sobre a construção de um futuro mais justo, em que nenhuma mulher viva com medo.

Com atividades que incluem palestras, debates e mobilizações, os "21 Dias de Ativismo" reafirmam o compromisso de promover uma transformação cultural e social necessária para a erradicação da violência contra as mulheres.




















Procura-se: cartão da Pluxee em nome de Marta Regina Barbosa Davide, perdido nas proximidades do Lago Municipal de Toledo