Toledo se consagra como polo produtor de queijos finos com premiações no VI Prêmio Queijo Brasil

Toledo se destacou no VI Prêmio Queijo Brasil, que foi realizado entre os dias 07 e 09 de julho. O evento reuniu 975 queijos de 18 estados diferentes do país em uma seleção que elegeu os melhores queijos brasileiros.
Na categoria "Seleção Queijista", que elegeu os 10 melhores queijos do país, Toledo conquistou duas posições com representantes vindos do projeto de Queijos Finos do Biopark. O Saint Marcellin, produzido pela Queijaria Flor da Terra, e o Doceur, produzido pelo Laboratório de Queijos Finos da instituição, foram reconhecidos como alguns dos melhores queijos do Brasil.
Os 10 primeiros colocados na categoria foram: Cuesta 8 meses, da Agropecuária Pardinho; Alagôa 1.722, do produtor Márcio Martins de Barros; Doceur, do Laboratório de Queijos Finos do Biopark; Sol do Japi 12 meses, do produtor Erico Kolya; Saint Marcellin, da Queijaria Flor da Terra; Requeijão Caipira com Raspas do Tacho, do produtor Diego Trevizan Livorati; Colonial 4.2.7, do produtor Claudemir Roos; Queijo do Coronel, do produtor Rogério Siqueira da Silva; Pecorino Toscano Maturado 500 dias, da Casa da Ovelha; e Stephan, do produtor Stephan Severin Gaehwiler.
Além disso, Toledo se destacou nas demais categorias do prêmio, com 11 medalhistas, todos associados ao projeto de Queijos Finos do Biopark. A Queijaria Flor da Terra, pertencente ao Biopark, conquistou três medalhas de ouro com os queijos Camembert, Cheddar D’Or e Tomme Vaudoise, além de duas medalhas de bronze com os queijos Creme de Cheddar D’Or e Petit Brie Triplo Creme. O Laboratório de Queijos Finos do Biopark também obteve uma medalha de bronze com o queijo Bel Paese.
As produtoras associadas ao projeto de Queijos Finos do Biopark também foram destaque na competição. A produtora Márcia Ludwig conquistou uma medalha de prata com o queijo Gouda e uma medalha de bronze com o queijo Morbier-Café. Cirlei Rossi dos Santos, da Queijaria Átani, recebeu três medalhas de bronze com os queijos Saint-Paulin, Nonna Lucia e Morbier-Café. Já Gelir Giombelli, da Queijos Vila Belli, ficou com a medalha de bronze com o queijo Tomme Negro D’Oeste.
Esses resultados colocam os queijos toledanos no mapa nacional do produto, somando-se à premiação obtida com a inclusão das queijarias Átani e Vila Beli na Rota do Queijo Paranaense em abril deste ano. Essas conquistas refletem o trabalho de excelência desenvolvido pelos produtores locais e a qualidade dos queijos produzidos na região.
Se você quiser conhecer mais sobre as produtoras e os queijos premiados, confira a matéria completa CLICANDO AQUI. A matéria oferece uma oportunidade de explorar os detalhes dos queijos e descobrir mais sobre os produtores que se destacaram no VI Prêmio Queijo Brasil.



















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela