???Um passo significativo no reconhecimento das mulheres na política???, assim a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) definiu a aprovação do Projeto de Resolução n° 7/2024, que ???Institui a Galeria Lilás da Câmara Municipal de Toledo???. A proposição é de autoria da própria parlamentar, em conjunto com a vereadora Marly Zanete (União). O projeto foi instituído na forma de Resolução n° 87/2024.
Originalmente, a iniciativa foi apresentada por Olinda no ano passado, como Projeto de Resolução n° 2/2023. Aprovada em primeiro turno, a proposição foi rejeitada, por maioria, em segunda votação. O novo PR foi aprovado na Câmara em primeiro turno, além de ser aprovado por unanimidade na segunda votação.
A proposta da Galeria Lilás é criar um espaço permanente na Câmara Municipal para homenagear as mulheres que já ocuparam cadeiras legislativas em Toledo. O espaço será dedicado a preservar e divulgar o acervo histórico das vereadoras, de forma a reconhecer publicamente suas contribuições e ressaltar a importância do papel das mulheres na política local. A Galeria será alocada junto à entrada de acesso do Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na Câmara Municipal. As vereadoras em exercício de mandato terão fotos coloridas instaladas, enquanto as parlamentares de Legislaturas anteriores serão representadas por fotos em preto e branco.
Olinda Fiorentin agradeceu aos vereadores e destacou a importância do reconhecimento da participação feminina na política. ???A Galeria Lilás tornará visível o caminho percorrido pelas mulheres de Toledo neste Poder Legislativo, reconhecendo a atuação e a história das vereadoras que já passaram por esta Casa. A iniciativa será continuamente enriquecida pela entrada de muitas mulheres aqui no parlamento???, afirmou a vereadora, durante a 20ª Sessão Ordinária.
Seu filho precisa de apoio nos estudos?
Aulas personalizadas e acompanhamento individual para melhorar o desem...
Centro de Desenvolvimento Posso Mais
Curso de Operador de Empilhadeira em Toledo!
Aulas nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2026.
SINDIREPA OESTE PR
Shopping Viverde: presentes para o Dia dos Namorados
Cestas e buquês permanentes que encantam e eternizam momentos especiai...
Shopping Viverde
Troque a bateria com economia na Belenzier de Toledo
Bateria 60 Advanced Eletran por R$245 à vista. Oferta válida em maio, ...
Belenzier
Seletiva gratuita para novos modelos a partir de 13 anos
Participe da seleção da Agência Mirelly Fashion de Toledo
Agência Mirelly Fashion
Já imaginou seus móveis planejados em 3D?
Tenha seu projeto personalizado com orçamento sem compromisso e visual...
Positano Móveis PlanejadosHistória e trajetória de vereadoras de Toledo
Desde a fundação da Câmara Municipal de Toledo em 14 de dezembro de 1952, a presença feminina no Legislativo é rara. Maria Cecília Ferreira, primeira vereadora eleita, assumiu seu mandato apenas em 1993, 41 anos após a criação do Poder Legislativo no Município. Desde então, apenas nove mulheres foram eleitas vereadoras titulares. Esse número evidencia a disparidade de gênero na política local, um reflexo de um cenário mais amplo onde, apesar de representarem 53% do eleitorado nacional, as mulheres ainda são minoria em cargos eletivos no Brasil.
Achei IPhone: referência em iPhones com garantia em Toledo
Compre seu iPhone revisado, selecionado e com atendimento especializado.
Coimbra PetShop: preços especiais para proteger seu pet
Ofertas imperdíveis em ectoparasitas, shampoos, suplementos e mais. Promoção por...
Tolemalhas: conforto e estilo para sua equipe no frio
Peças personalizadas e à pronta entrega para empresas e eventos. Pedido mínimo d...
Viabilize: referência contábil desde 2004 em Toledo
Atendimento personalizado e suporte completo para empresas em todas as etapas
Mais
Entre as mulheres que fazem parte da história legislativa de Toledo como vereadoras eleitas estão:
Maria Cecília Ferreira (1993-1996); Maria de Fátima Quirino Campagnolo (1997-2000); Florinda Aparecida de Oliveira (2001-2004); Rosali Campos (2005-2008); Sueli Guerra (2013-2016); Janice Aparecida de Souza Salvador (2017-2020); Marli Gonçalves Costa (2017-2020); Olinda Fiorentin (2017-presente); Marly Terezinha Zanete (2017-presente).
Após décadas sem representação feminina, a 16ª Legislatura marcou a história com a inédita presença de quatro mulheres simultaneamente. Da 16ª para a 17ª Legislatura, duas mulheres, Olinda Fiorentin e Marly Zanete, foram reeleitas e permanecem vereadoras pelo 2° mandato consecutivo. Com a Galeria Lilás, Toledo se une a inúmeras Câmaras Municipais no Brasil que já reconhecem a importância da representatividade feminina. A iniciativa de Olinda Fiorentin pretende representar ??? e também defender ??? a diversidade de olhares e a equidade em espaços públicos.