???Um passo significativo no reconhecimento das mulheres na política???, assim a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) definiu a aprovação do Projeto de Resolução n° 7/2024, que ???Institui a Galeria Lilás da Câmara Municipal de Toledo???. A proposição é de autoria da própria parlamentar, em conjunto com a vereadora Marly Zanete (União). O projeto foi instituído na forma de Resolução n° 87/2024.
Originalmente, a iniciativa foi apresentada por Olinda no ano passado, como Projeto de Resolução n° 2/2023. Aprovada em primeiro turno, a proposição foi rejeitada, por maioria, em segunda votação. O novo PR foi aprovado na Câmara em primeiro turno, além de ser aprovado por unanimidade na segunda votação.
A proposta da Galeria Lilás é criar um espaço permanente na Câmara Municipal para homenagear as mulheres que já ocuparam cadeiras legislativas em Toledo. O espaço será dedicado a preservar e divulgar o acervo histórico das vereadoras, de forma a reconhecer publicamente suas contribuições e ressaltar a importância do papel das mulheres na política local. A Galeria será alocada junto à entrada de acesso do Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na Câmara Municipal. As vereadoras em exercício de mandato terão fotos coloridas instaladas, enquanto as parlamentares de Legislaturas anteriores serão representadas por fotos em preto e branco.
Olinda Fiorentin agradeceu aos vereadores e destacou a importância do reconhecimento da participação feminina na política. ???A Galeria Lilás tornará visível o caminho percorrido pelas mulheres de Toledo neste Poder Legislativo, reconhecendo a atuação e a história das vereadoras que já passaram por esta Casa. A iniciativa será continuamente enriquecida pela entrada de muitas mulheres aqui no parlamento???, afirmou a vereadora, durante a 20ª Sessão Ordinária.
História e trajetória de vereadoras de Toledo
Desde a fundação da Câmara Municipal de Toledo em 14 de dezembro de 1952, a presença feminina no Legislativo é rara. Maria Cecília Ferreira, primeira vereadora eleita, assumiu seu mandato apenas em 1993, 41 anos após a criação do Poder Legislativo no Município. Desde então, apenas nove mulheres foram eleitas vereadoras titulares. Esse número evidencia a disparidade de gênero na política local, um reflexo de um cenário mais amplo onde, apesar de representarem 53% do eleitorado nacional, as mulheres ainda são minoria em cargos eletivos no Brasil.
Educação Transformadora no Donaduzzi
Matrículas abertas! Prepare seu filho para o futuro.
Scooter Elétrica Foston X13 MAX
Economize e pratique mobilidade. Confira as condições especiais na RJK Mobi de T...
Faculdade Donaduzzi: Seu futuro garantido
Estude com segurança: bolsa ou emprego garantido!
SOS Unimed: Atenção 24h
Proteja sua vida com o novo serviço da Unimed Costa Oeste.
Mais
Entre as mulheres que fazem parte da história legislativa de Toledo como vereadoras eleitas estão:
Maria Cecília Ferreira (1993-1996); Maria de Fátima Quirino Campagnolo (1997-2000); Florinda Aparecida de Oliveira (2001-2004); Rosali Campos (2005-2008); Sueli Guerra (2013-2016); Janice Aparecida de Souza Salvador (2017-2020); Marli Gonçalves Costa (2017-2020); Olinda Fiorentin (2017-presente); Marly Terezinha Zanete (2017-presente).
Após décadas sem representação feminina, a 16ª Legislatura marcou a história com a inédita presença de quatro mulheres simultaneamente. Da 16ª para a 17ª Legislatura, duas mulheres, Olinda Fiorentin e Marly Zanete, foram reeleitas e permanecem vereadoras pelo 2° mandato consecutivo. Com a Galeria Lilás, Toledo se une a inúmeras Câmaras Municipais no Brasil que já reconhecem a importância da representatividade feminina. A iniciativa de Olinda Fiorentin pretende representar ??? e também defender ??? a diversidade de olhares e a equidade em espaços públicos.