Biopark Educação é credenciado como Centro de Inovação no Separtec


Foto: Divulgação - Biopark
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Biopark Educação foi credenciado como Centro de Inovação no Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), fortalecendo seu papel como promotor de inovação, empreendedorismo e pesquisa científica e tecnológica. A certificação foi entregue pelo Governo do Paraná, durante o 6º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, no Festival Internacional da Inovação de Londrina, nos dias 06 e 07 de dezembro.

Esse reconhecimento estreita ainda mais os laços do Biopark Educação com as demandas da região, criando um ambiente que favorece a interação entre a academia, o setor produtivo e o poder público. A partir disso, surgem novas oportunidades para que problemas locais sejam identificados e solucionados com foco em impacto social e desenvolvimento econômico.

Centro de Inovação

Como Centro de Inovação credenciado, o Biopark Educação integra uma rede colaborativa de universidades, empresas, parques tecnológicos, incubadoras e startups, promovendo parcerias estratégicas e o desenvolvimento de projetos voltados para demandas reais do mercado.

Além disso, o credenciamento possibilita o acesso a editais, financiamentos e programas de apoio à inovação, fortalecendo a capacidade da instituição de investir em iniciativas tecnológicas e de pesquisa aplicada que gerem impacto direto na sociedade e na economia local.

UMIPI Oeste Paranaense

Além do Biopark Educação, a UMIPI Oeste Paranaense, Unidade Mista de Pesquisa e Inovação implantada em Toledo, também foi credenciada como Ambiente Promotor de Inovação no Sistema SEPARTEC. Esse reconhecimento posiciona ainda mais a região como um polo de pesquisa e inovação, com destaque para os projetos da UMIPI nas áreas de piscicultura, suinocultura e avicultura.

Dentre os projetos em destaque, está o “Ordenamento Territorial com foco na piscicultura”, realizado em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, o Biopark Educação e a Fundação Araucária. Outro projeto de destaque é o “Laboratório de Análises de Águas e Efluentes”, também desenvolvido em parceria com a Embrapa Suínos e Aves e a Fundação Araucária, que já está gerando impactos positivos nas cadeias produtivas e no desenvolvimento regional.

Impacto gerado pela pesquisa e futuro

A gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, Carolina Trombini, destaca que o credenciamento reflete o trabalho contínuo e a colaboração que a instituição tem promovido. “O credenciamento vai além de um reconhecimento institucional, é um reflexo da trajetória que estamos construindo dia a dia: um caminho que se baseia na colaboração, no investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, e na busca constante por soluções inovadoras capazes de gerar impactos positivos e transformar a sociedade”, complementou.

O Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Dr. Tiago Mendes, acredita que esse credenciamento abre portas para novas oportunidades de trabalho e colaborações com parceiros públicos e privados. “O credenciamento consolida todo trabalho e plano estratégico executado nos últimos anos que posiciona o Biopark Educação como um centro de inovação protagonista no estado e no país”, declarou.

Para além do âmbito nacional, o Biopark Educação tem gerado impactos à nível global, com pesquisas e títulos de reconhecimento internacional, é isso que o vice-presidente da instituição, Paulo Rocha, destacou.

Além disso, o Biopark Educação tem se destacado no cenário internacional, com pesquisas reconhecidas globalmente e produtos premiados, como os queijos finos. O Vice-presidente, Paulo Rocha, ressalta: “;Nossas pesquisas vêm gerando resultados extraordinários, sendo reconhecidas e estudadas em diversas partes do mundo. O credenciamento no SEPARTEC é mais uma prova do nosso compromisso em contribuir para um Paraná e um Brasil mais inovadores e transformadores”.

Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec)

O Separtec, instituído pelo Decreto de Nº 9.194, tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas. O sistema atua para mapear os ecossistemas de inovação paranaenses, a fim de promover um ambiente planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, sem perder de vista a cultura de inovação e a competitividade empresarial, associadas às atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao