Em turno final, Câmara de Vereadores de Toledo aprova reforma administrativa do Governo Costenaro

Na 11ª Sessão Ordinária da Câmara de Toledo, os vereadores aprovaram “a alteração na legislação que dispõe sobre a estrutura de órgãos e cargos em comissão da administração direta do Poder Executivo do Município de Toledo”, em segundo turno. A sessão foi realizada na tarde de segunda-feira (14).
A reforma administrativa do Executivo tramitou na forma do Projeto de Lei de N° 7/2025. A proposição prevê a criação de três pastas: a Secretaria de Comunicação, a Secretaria da Mulher e a Secretaria da Agricultura e Proteína Animal. Também fica criado o Departamento de Políticas Públicas para a Mulher, na Secretaria da Mulher.
Entre outras mudanças, o texto aprovado altera a denominação de treze cargos em comissão; permite a transferência de cargos em comissão entre pastas; a extinção do cargo de Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria do Agronegócio (para possibilitar a criação do mesmo cargo na FUNTEC); e cria cargos em comissão. Todas as alterações propostas e atribuições definidas por setor estão disponíveis no link. O Relatório de Impacto Orçamentário e Financeiro está disponível a partir da página 39 do documento.
Destaque e Emendas
Na 11ª Sessão Ordinária, durante a discussão do projeto, o vereador Dudu Barbosa (MDB) solicitou a votação em destaque do Inciso III, §1°, do Artigo 2°. O parlamentar pediu votação contrária ao dispositivo destacado, para manter a necessidade de ocupação por servidores efetivos estáveis, que possuam formação em nível superior, dos seguintes cargos:
- Diretor do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social Municipal,
- Diretor do Departamento de Proteção Social Básica;
O destaque do vereador também pretendia manter o exercício do cargo de Ouvidor-Geral para “servidores efetivos ou inativos, que possuam formação em nível superior, os seguintes cargos ou seus sucedâneos correlatos”, a partir do voto contrário.
O texto do Poder Executivo revoga os dispositivos e retira os requisitos para os cargos citados. Se os vereadores tivessem votado contra o dispositivo destacado, o trecho seria derrubado do texto e os requisitos permaneceriam para os cargos. Porém, por maioria, os parlamentares votaram a favor do destaque. O dispositivo permanece no PL e os requisitos para os cargos foram suprimidos da Lei de N° 2.344/2021.
A única alteração na forma original do PL de N° 7/2025 foi a aprovação da Mensagem Aditiva de N° 2/2025, enviada pela Prefeitura, para adequações de redação e a retirada do dispositivo que previa que competências relacionadas ao trânsito sejam atribuídas à Secretaria do Planejamento, Habitação, Turismo e Mobilidade do projeto original. As alterações da Mensagem foram aprovadas por unanimidade, na 5ª Sessão Suplementar. No mesmo dia, os vereadores rejeitaram três emendas (EM n° 03/2025, EM n° 04/2025 e ER de N° 05/2025).
Aprovado em segundo turno por maioria, o Projeto de Lei de N° 07/2025 segue na forma de autógrafo para sanção do prefeito Mario Costenaro.
Apenas o vereador Dudu Barbosa (MDB), líder de Oposição, votou de forma contrária ao projeto.
Tribuna Livre – Observatório Social
Durante a 11ª Sessão Ordinária, o Observatório Social do Brasil (OSB) – Toledo utilizou a Tribuna Livre para apresentar sua atuação no Município.
Organização da sociedade civil, apartidária e sem fins lucrativos, o Observatório atua com foco na eficiência, na ética e na transparência do poder público. A entidade tem como principal objetivo promover a cidadania ativa, de forma a incentivar a participação da sociedade no acompanhamento dos gastos públicos e na melhoria dos serviços prestados à população. O discurso completo da representante Claci Maria Martignoni está disponível no canal do Youtube da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=T2UbYJthrBI
Sessão Suplementar cancelada
Por conta da ausência de matérias para inclusão na Ordem do Dia, não haverá Sessão Suplementar na próxima terça-feira (15).




















Cartão Perdido em nome de Marta Regina Barbosa Davide