Fernando Pedrotti esclarece sobre casos de meningite em Toledo e Quatro Pontes e ressalta a importância da vacinação


Foto: Toledo News
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Doutor Fernando Pedrotti, visitou a redação do Portal Toledo News e conversou com a nossa equipe de reportagem. O tema central do bate-papo foi o surto de meningite do tipo C em Toledo e Quatro Pontes-PR e o porcesso de vacinação contra a enfermidade.

Pedrotti contou que a Regional de Saúde foi notificada sobre a situação no dia 13 de junho e ao longo do mês quatro casos da doença foram confirmados, sendo três em Quatro Pontes e um em Toledo. Todos os contaminados participaram de uma Festa Junina ou tiveram contato com algum dos participantes, a qual ocorreu no interior de Quatro Pontes-PR.

Três deles precisaram de internamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), mas não evoluíram para óbito.

Dado a quantidade de casos, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) agiram rápido para uma intensificação da vacinação contra a doença em Toledo e região. Esse processo teve início no último fim de semana e seguirá até que os públicos alvos sejam imunizados em pelo menos 90,00%.

Em Toledo o imunizante está sendo disponibilizado para pessoas com idades entre três meses e 14 anos. No fim de semana, ao menos 1 mil pessoas procuraram as unidades de saúde para receber a vacina, mas a maior parte delas estava com a carteira de vacinação em dia. A notícia boa é que 78 crianças e adolescentes foram vacinadas conta a meningite meningocócica do tipo C no município.

No município de Quatro Pontes, a Sesa orienta que a imunização com a vacina meningocócica C (Conjugada) deve ocorrer de forma seletiva para as crianças até 10 anos de idade, para trabalhadores da saúde e população específica contemplada pelo Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE), e de forma indiscriminada para a população de 50 a 69 anos. Já para a vacina meningocócica ACWY de forma seletiva para a população de 11 a 25 anos de idade e população contemplada no CRIE.

Em Toledo os pais que ainda não levaram os seus filhos para receber o imunizante, podem procurar a Unidade de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Famíla (USF) mais próxima, seja da cidade ou interior com a carteira de vacina em mãos. Os profissionais da área de saúde realizarão a conferência da necessidade ou não da aplicação do imunizante.

Pedrotti lembrou que a meningite bacteriana é transmitida por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ele enfatizou a importância da vacinação e também a relevância de cuidados básicos como manter os ambientes arejados, lavar as mãos várias vezes ao dia e de não compartilhar objetos com outras pessoas.

A meningite meningocócica do tipo C é uma doença grave e que em muitos casos pode levar a morte ou causar sequelas graves, por isso a necessidade de todos os cuidados e da rápida ação dos órgãos de saúde pública.

O chefe da 20ª Regional de Saúde enfatizou a importância de todos os cuidados, no entanto tranquilizou a população, mencionando que o momento não é de pânico e sim de procurar pela vacina e se atentar aos cuidados básicos.

O gestor da área de saúde ainda comentou sobre o cenário da dengue em Toledo e região, ressaltando a necessidade dos cuidados básicos com os lotes e terrenos.

Ele concluiu falando sobre as doenças respiratórias (Covid-19 e Influenza), lembrando de como a vacinação tem melhorado o cenário e da necessidade das pessoas que ainda não se imunizaram procurarem uma unidade de saúde para fazer tal regularização.

Confira a entrevista com o Doutor Fernando Pedrotti na íntegra no vídeo abaixo

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
Últimas notícias