Jack Joss: produtora de Toledo lança queijo autoral do projeto de Queijos Finos do Biopark


Foto: Divulgação - Biopark
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Um novo queijo fino está conquistando o paladar dos amantes da queijaria autoral. O Jack Joss, desenvolvido pelo projeto de Queijos Finos do Biopark e transferido para a produtora Andreia, do Sítio Della Pasqua, combina técnicas tradicionais e inovações modernas, resultando em um produto com sabor e textura únicos.

O queijo recebeu o nome em homenagem a Josef Lotcher, mestre queijeiro renomado por sua expertise na arte de fazer queijos. Josef atuou como consultor no projeto, compartilhando técnicas que foram fundamentais no desenvolvimento do Jack Joss, cujo nome é uma homenagem ao seu legado e contribuição.

Por isso, para a equipe de pesquisa do Biopark Educação, o Jack Joss é, mais do que um queijo fino excepcional, uma verdadeira celebração à sabedoria transmitida por um grande mestre. “O queijo maturado Jack Joss não é apenas um produto inovador, mas também uma celebração da arte da queijaria. Ele é o exemplo perfeito de como tradição e inovação podem se unir para criar algo realmente único”, destaca Aline Fiore, analista do Laboratório de Queijos Finos. Já para a família de produtores, a escolha por essa tecnologia foi unânime. "É um queijo ácido, lácteo, maturado e que agrada a maioria das pessoas, então foi por isso que escolhemos ele: a família toda aprovou o Jack Joss", afirmou, Ana Della Pasqua, filha da produtora Andréia.
 

Para a família Della Pasqua, o lançamento do queijo Jack Joss representa mais do que um novo produto no mercado. "Estamos muito felizes, toda a família está envolvida nesse sonho. Ter um espaço novo, uma agroindústria certificada, e agora produzir queijos finos. Tudo isso é um marco para nós", destacou Andréia Della Pasqua.

O Jack Joss é o primeiro queijo fino da agroindústria familiar, uma tecnologia transferida por meio do suporte técnico e educacional do Biopark Educação. "O Biopark foi essencial em cada etapa desse processo, nos apoiando com formação, análises e ajustes para garantir a qualidade dos nossos produtos”, relatou.

Apesar da proximidade do Sítio Della Pasqua com o território do Biopark, o ingresso no projeto é recente, mas já resultou no lançamento da agroindústria e do primeiro queijo fino produzido pela família. "Entrar nesse projeto foi uma decisão de toda a família. Foi desafiador, mas sabíamos que seria algo transformador. Estamos aprendendo, crescendo e muito felizes com o que construímos".
 

Como é participar do Projeto de Queijos Finos

O Projeto de Queijos Finos do Biopark é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento e a produção de queijos finos de alta qualidade, com o objetivo de agregar valor ao leite e contribuir para o crescimento dos negócios de pequenos e médios produtores rurais do oeste do Paraná. Para fazer parte, os produtores interessados podem entrar em contato pelo e-mail queijosfinos@bpk.com.br ou pelo número (45) 9-9122-8597.

Atualmente, o projeto conta com a participação de 23 produtores associados, responsáveis por 26 queijos finos que já estão disponíveis no mercado. Além disso, o Laboratório de Queijos Finos do Biopark possui 65 tecnologias disponíveis em diferentes etapas de desenvolvimento.

Com resultados expressivos, o projeto acumula 47 medalhas em concursos estaduais, nacionais e internacionais, incluindo a mais recente e notória, o reconhecimento mundial: o queijo Passionata, queijo fino autoral desenvolvido no laboratório, foi eleito entre os dez melhores do mundo. Esses números evidenciam o impacto positivo do projeto na valorização da produção local e na projeção internacional dos produtos do oeste paranaense.

Do lado dos produtores, Andréia é a prova de que, mais do que agregar valor ao produto, o projeto tem também um cunho social. "O Biopark nos apoia de maneira muito positiva, injetando ânimo nos produtores e oferecendo encontros, reuniões e formações. As parcerias com instituições como Sebrae,
Senar e IDR são fundamentais para o nosso crescimento," afirma Andréia.

O lançamento do Jack Joss simboliza a evolução e o profissionalismo dos pequenos produtores que estão apostando na inovação e qualidade. "Para mim, o momento mais emocionante foi ver tudo se concretizando, desde a finalização da agroindústria até o início da produção. Agora, com o Jack Joss,
sentimos que estamos realizando um sonho," conclui Andréia.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim