Reunião debate novo modelo para o Inovameat

O Inovameat, evento técnico criado para debater a inovação, tecnologia e tendências das cadeias produtivas da avicultura, suinocultura, pecuária leiteira e piscicultura, será realizado a cada dois anos. A proposta foi acatada em reunião de dirigentes de entidades representativas dos produtores rurais Toledo, da classe empresarial e cooperativa, e do segmento governamental de assistência técnica com o prefeito Mário Costenaro e sua equipe. A avaliação das três edições já realizadas indica mudanças no formato e no conteúdo do evento.
O Sindicato Rural de Toledo esteve representado pelo presidente Nelson Gafuri, pelo tesoureiro Reginaldo Gongoleski, e pela secretária executiva Tatiane Lodi. Eles defenderam a realização do Inovameat como ponto de referência de Toledo para o para o debate e apresentação das pesquisas e inovações para estas quatro cadeias produtivas.
A Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná participou por meio de seu vice-presidente, Edenilson Copini, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo. Durante a reunião proposta pelo Governo Municipal, Copini observou que o conteúdo pode ser reformulado para atrair mais participantes. Mencionou que as palestras precisam ser mais objetivas e que seja feita a apresentação da aplicabilidade e resultados alcançados no cotidiano das granjas.
Os dirigentes acrescentaram a importância de adaptar os horários das apresentações técnicas, o que viria a contribuir para maior participação dos produtores. Se lançou a ideia de prever a programação no período noturno. Isso se deve ao fato de que as granjas estão a pleno funcionamento no período diurno, exigindo a presença dos produtores e funcionários de modo ininterrupto para atender as necessidades do dia a dia.
Saul Zeuckner, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Toledo e Região, defendeu a continuidade do Inovameat, mas com reformulação até na validação, por meio de uma comissão, dos temas a serem abordados no evento.
Da Associação Regional de Suinocultores do Oeste do Paraná, participaram o presidente Delmar Briccius e o diretor técnico Edson Pacheco. Briccius pontuou que o Inovameat poderia ser um evento bianual, intercalado com um modelo ainda a ser discutir de Expo Toledo. Também participaram da reunião o presidente e vice do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Genuir Nodari e Ademir Bedin, respectivamente.
O diretor de Agropecuária, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Bombardelli, enalteceu o nível do diálogo que acolheu e debateu as propostas apresentadas por ambos os envolvidos.
Ele avalia que a programação poderia reunir técnicos das empresas durante o dia e à noite os temas voltados ao produtor rural. “Precisamos desenvolver melhor essa identidade do evento, pois temos muito assuntos para incluir, como por exemplo, o biometano”, exemplificou.
O diretor citou outro item a ser pensado: programação do dia formatada para atender duas cadeias produtivas em específico. “Por exemplo, um dia da avicultura e da piscicultura, e no outro dia a suinocultura e gado de leite. Acredito que assim a mobilização seria maior das empresas e cooperativas e atenderia a demanda de horários dos produtores”, sugeriu.
Por sua vez, o prefeito Mário Costenaro entende a importância de dialogar sobre o assunto para ter um diagnóstico das três edições realizadas, a partir de quem participou do processo. Pontuou a necessidade de refletir sobre os objetivos do evento, validar o formato e os caminhos a seguir a partir de agora.
Um grupo de trabalho, formado pelas entidades representativas dos produtores rurais, com participação da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Primato Cooperativa Agroindustrial e Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), vai repensar o modelo do Inovameat.
Trajetória
Realizado nos anos de 2022, 2023 e 2024, o Inovameat se propôs a apresentar temas que abrangem desde o desenvolvimento genético ao produto final que chega à mesa do consumidor, com a participação de produtores rurais, setor industrial, mercado consumidor, distribuidores, universidades, pesquisadores e lideranças. Nas edições anteriores se levou para dentro da programação do Inovameat palestras com os ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Tereza Cristina, bem como a assinatura de criação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa, entre outros momentos durante o evento.




















Procura-se: gatinho que atende pelo nome de Francisco, desaparecido na região do Jardim Pancera em Toledo