Toledo encerra campanha campanha '21 Dias de Ativismo' com foco no combate à violência contra as mulheres


Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) de Toledo concluiu no dia 10 de dezembro a edição de 2024 da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". Realizada anualmente, a iniciativa teve início em 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, e promoveu uma série de ações de conscientização e mobilização para enfrentar a violência de gênero.

O evento de abertura da campanha ocorreu dia 19 de novembro, no Auditório Dom Anuar Battisti, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Toledo, durante o Seminário de Equidade Racial e Cidadania, reunindo cerca de 110 participantes. Entre as atividades, uma coreografia apresentada pela Baillare Escola de Dança retratou as três fases do ciclo da violência: aumento da tensão, ato de violência e arrependimento.

No dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, foi realizado o último módulo do VI Seminário Mulheres em Foco. A capacitação, que totalizou 56 horas de encontros e discussões, teve como objetivo fortalecer a Rede de Proteção no enfrentamento à violência de gênero e atingiu cerca de 100 participantes, entre servidores públicos e integrantes de organizações locais.

Já a Campanha do Laço Branco, realizada no dia 06 de dezembro, mobilizou homens pelo fim da violência contra as mulheres. Criado em 1991 no Canadá, após o massacre de 14 mulheres, o movimento busca conscientizar e engajar os homens em ações de igualdade de gênero e respeito. A ação contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM).

Embora a intervenção prevista para o dia 10 de dezembro tenha sido cancelada devido ao mau tempo, a data foi marcada por celebrações do Dia dos Direitos Humanos, ressaltando o compromisso da campanha em vincular os direitos das mulheres à proteção dos direitos fundamentais.

Vale lembrar, internacionalmente os 16 dias de ativismo começam em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que homenageia as irmãs Mirabal, assassinadas pela ditadura na República Dominicana em 1960. Já em Toledo, o início no dia 20 tem caráter de alerta, "Em Toledo [e em todos municípios do Paraná] essa agenda é estendida para 21 dias e tem início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, por entender que a mulher brasileira, negra é duplamente violada em seus direitos", destacou Deliana Uemura, diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH.

Ainda segundo Deliana, a campanha deve ir além do período oficial de ativismo, estimulando a população a manter o diálogo e a ação contínuos sobre o tema. "Devemos lembrar disso todos os dias, não somente durante o período da campanha", concluiu.

A campanha de 2024 também enfatizou a necessidade de ampliar o acesso às políticas públicas e fortalecer os canais de denúncia, como o Disque 180, para transformar um cenário alarmante no Brasil, onde uma mulher é vítima de violência a cada quatro minutos.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim