Com meio ambiente e ecologia como pontos centrais, Campanha da Fraternidade é oficialmente lançada em Toledo

Nos últimos dias, uma entrevista coletiva, realizada na Cúria Diocesana, marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2025, em Toledo.
Na ocasião, estiveram presentes o bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme, do coordenador da Ação Evangelizadora e da Cáritas, padre André Boffo Mendes, além de membros da Cáritas Diocesana.

Em 2025 a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn - 01, 31). A ideia da campanha é partilhar, refletir e viver essa importante temática com a família, amigos, colegas e demais pessoas da comunidade.
O bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme, destacou a importância da Igreja também colocar o meio ambiente e a ecologia como temas de debates. “A reflexão da Campanha da Fraternidade é sobre a nossa fé cristã, mas também sobre os problemas relacionados ao meio ambiente. Como os nossos pecados e ações podem se refletir na natureza. Sem a natureza, a água, o oxigênio, nós não vivemos, então que a gente possa refletir a respeito de cada gesto nosso contra essa harmonia".

O bispo reforçou o papel da Quarta-feira de Cinzas como o ponto de partida da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. “A Quarta-feira de Cinzas é esse ponto de partida. As cinzas na cabeça representam biblicamente a penitência e o arrependimento, o início da caminhada até o Domingo de Ramos e a preparação para a Semana Santa e toda a Vigília Pascal”, explicou Dom João.

O padre André Boffo Mendes, também ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade e da participação da comunidade neste momento de Quaresma. “Neste ano, a Campanha da Fraternidade ganha uma força especial com a colaboração da nossa comunidade e o trabalho voluntário de pessoas que fazem parte do Conselho da Cáritas Diocesana e são essenciais para organizar toda essa estrutura. A campanha não é apenas uma coleta, mas um momento de sensibilização e de união entre todos nós. O fundo de solidariedade, que é gerido pela Cáritas, será utilizado em diversos projetos ao longo do ano, e é com o coração cheio de esperança que esperamos que essa ação chegue a mais pessoas e mais comunidades. Vamos juntos, como Igreja, fazer dessa campanha uma oportunidade de transformação, levando a luz da fraternidade e da solidariedade para cada canto de nossa Diocese".





















Procura-se: gatinho que atende pelo nome de Francisco, desaparecido na região do Jardim Pancera em Toledo