Comitê planeja ações de combate à dengue em Toledo nos próximos meses

(Há 82 dias)
Fonte: Assessoria
Comitê planeja ações de combate à dengue em Toledo nos próximos meses
📷 Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Controle e Endemias recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a quinta reunião de 2025 do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada analisaram o cenário epidemiológico local e definiram prioridades para prevenção e resposta às arboviroses nos próximos meses.

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Junior Palma, apresentou um panorama com base no comportamento do canal endêmico no qual os casos prováveis e confirmados estão dentro da média histórica para esta época do ano. Entre 29 de dezembro de 2024 e 31 de outubro deste ano, Toledo registrou 1.175 casos confirmados de dengue, além de 5.268 notificações descartadas e 211 exames ainda pendentes de resultado.

Duas mortes foram confirmadas no período. A febre chikungunya também segue no radar: 16 casos positivos foram contabilizados até agora, entre 43 notificações, das quais 25 foram descartadas.

Atividades e vacina

Também foram apresentadas 12 atividades educativas de combate à dengue realizadas em escolas, empresas, órgãos públicos e eventos em agosto, setembro e outubro, reforçando orientações de eliminação de criadouros. No feriado de Finados, por exemplo, agentes de combate a endemias (ACE) intensificaram as visitas a cemitérios ??? locais estratégicos já inspecionados a cada 15 dias ??? e orientaram supermercados a comercializarem vasos com furos, para escoamento de água e redução de focos do Aedes aegypti.

Servidores do Setor de Controle e Combate a Endemias participaram recentemente de uma formação em segurança para trabalho em altura, com base na Norma Regulamentadora (NR) nº 35, necessária para intervenções em caixas d???água, por exemplo ??? suprindo demanda antiga dos ACE. A terceira turma será concluída nesta semana.

Na frente de imunização, entre 2 de maio de 2024 e 6 de novembro de 2025, foram aplicadas 7.653 doses da vacina contra dengue em adolescentes de 10 a 14 anos (4.750 primeiras doses e 2.903 segundas doses).

Ovitrampas e ???Dia D???

O uso de ovitrampas foi outro destaque. Implantadas desde a primeira quinzena de agosto, elas atraem fêmeas do Aedes aegypti para deposição de ovos em lâminas de eucatex. As coletas periódicas das 280 unidades instaladas até agora alimentam uma plataforma federal que gera mapas de calor e indica áreas com maior circulação do mosquito.

A tecnologia, incorporada às recomendações do Ministério da Saúde, oferece maior precisão que o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). A SMS concluiu nesta semana o sexto e último LIRAa de 2025; os resultados serão divulgados nos próximos dias.

O diretor de Vigilância em Saúde comentou que o uso das ovitrampas começa a mostrar impacto direto na capacidade de antecipação e resposta do município. ???O trabalho ficou mais eficiente, tanto para informar a população quanto para orientar o controle pela Vigilância em Saúde???, observa, ao destacar que o monitoramento permite agir antes do aumento de casos. ???O mapa de calor aponta as áreas com maior positividade de ovos, ajudando a definir onde concentrar operações de bloqueio???, acrescenta, lembrando que os avanços também resultam em maior agilidade no manejo de pacientes notificados, conforme protocolo vigente.

Membros do comitê foram convidados a participar do ???Dia D de Combate à Dengue???, que será realizado neste sábado (08), das 08h00 às 12h00, com ações de divulgação e oferta de serviços de saúde na Praça Willy Barth e no Terminal Urbano da Grande Pioneira. O Serviço Social do Comércio (Sesc-PR) e o Colégio Estadual Dario Vellozo confirmaram participação.

Novidades

Na estrutura operacional, o município recebeu novos aparelhos a serem usados nos bloqueios químicos. Outra novidade diz respeito às ???Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas: Vigilância entomológica e controle vetorial???, tema de capacitação macrorregional realizada recentemente em Cascavel, com técnicos das cinco Regionais de Saúde do Oeste e Sudoeste e de municípios de sua área de abrangência.

O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 20ª Regional de Saúde, Felipe Hofstaetter Zanini, explica que as novas diretrizes nacionais redefinem rotinas e tornam as ações de campo mais objetivas. ???O uso de ovitrampas reduz a necessidade de realizar o LIRAa para apenas duas vezes por ano, diminuindo a carga operacional sem prejuízo ao monitoramento???, constata. ???Há também um novo entendimento sobre os horários de uso dos inseticidas e sobre a territorialização dos agentes ??? ajustes que ampliam a eficiência do trabalho em toda a rede???, analisa.

O coordenador do Setor de Controle e Combate a Endemias, Antônio José de Sousa de Moraes, explicou sobre os critérios para realização das operações bloqueio. ???As ações serão definidas conforme a quantidade de ovos encontrados e o surgimento de novos registros. Aliás, em outubro, não teve nenhum caso confirmado, algo que não ocorria há bastante tempo???, observa, ao destacar o impacto imediato da nova metodologia.

A próxima reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus ficou marcada para 22 de janeiro de 2026, às 14h00, no Centro Municipal de Controle e Endemias. Caso haja aumento repentino de casos, uma reunião extraordinária poderá ser convocada antes desta data.

Últimas Notícias

Polícia Civil detalha investigação sobre morte do cão comunitário Abacate em Toledo
Policial

Polícia Civil detalha investigação sobre morte do cão comunitário Abacate em Toledo

Há 21 min
Circo da Magia anuncia abertura de matrículas para 2026 em Toledo
Variedades

Circo da Magia anuncia abertura de matrículas para 2026 em Toledo

Há 56 min
Polícia Militar orienta população sobre golpe do falso intermediário em Toledo e região
Policial

Polícia Militar orienta população sobre golpe do falso intermediário em Toledo e região

Há 1h
Infrações de trânsito levam à apreensão de motocicleta na Vila Paulista
Policial

Infrações de trânsito levam à apreensão de motocicleta na Vila Paulista

Há 1h
FAG Toledo: Professor Leandro Crestani lança livro sobre Educação Digital como política pública
Variedades

FAG Toledo: Professor Leandro Crestani lança livro sobre Educação Digital como política pública

Há 1h
Rumo ao primeiro emprego: Prati-Donaduzzi inicia novo ciclo do Programa Jovem Aprendiz
Cotidiano

Rumo ao primeiro emprego: Prati-Donaduzzi inicia novo ciclo do Programa Jovem Aprendiz

Há 2h
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 102 milhões; aposta de Toledo acerta a quadra
Variedades

Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 102 milhões; aposta de Toledo acerta a quadra

Há 2h
Colisão em rotatória lança carro contra poste em Toledo
Policial

Colisão em rotatória lança carro contra poste em Toledo

Há 2h
Condutor sem CNH foge da GM, trafega pela calçada e acaba detido após perseguição
Policial

Condutor sem CNH foge da GM, trafega pela calçada e acaba detido após perseguição

Há 2h
Ataque de abelhas mata cadela e mobiliza Corpo de Bombeiros na Vila Operária, em Toledo
Policial

Ataque de abelhas mata cadela e mobiliza Corpo de Bombeiros na Vila Operária, em Toledo

Há 3h
Primeiro voo para o Canadá do Ganhando o Mundo 2026 leva 20 estudantes paranaenses
Variedades

Primeiro voo para o Canadá do Ganhando o Mundo 2026 leva 20 estudantes paranaenses

Há 16h
Dia da Selfie na Estante convida leitores a registrarem momentos nas bibliotecas de Toledo
Variedades

Dia da Selfie na Estante convida leitores a registrarem momentos nas bibliotecas de Toledo

Há 16h
Ver mais notícias