Obra da Ponte do Rio Marreco chega a 94% e entra na reta final


Foto: Gilmar Angelo - Toledo News
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

As obras da ponte do Rio Marreco estão entrando em sua reta final, conforme a medição mais recente, os trabalhos chegaram a 94,32%. O projeto, orçado em R$ 5.436.522,41 está sendo executado pela CDA Engenharia Ltda, de Joinville-SC.

Serviços como de infraestrutura, superestrutura, terraplanagem e iluminação já foram realizados. Ainda estão sendo feitos ou precisam ser feitos, os trabalhos de acabamentos, ligação da energia e complementares.

Conforme o secretário de Infraestrutura Rural e Urbana de Serviços Públicos, Fábio Leal, o avanço da obra é significativo. “Enxergo como um avanço muito positivo, pois a empresa sempre se mostrou apta a entregar o serviço dentro do prazo, mesmo com as dificuldades encontradas no decorrer da obra”, destacou.

Por conta de um aditivo financeiro e de tempo e da necessidade do plantio de mudas de árvores a obra ainda deve levar entre 60 e 90 dias para ser concluída, como esclareceu o secretário. “Se todos os serviços já estivessem autorizados, a obra poderia ser concluída em 30 dias. O aditivo demora para tramitar e o contrato com a empresa é somente de mão de obra e também precisamos de todas as autorizações do meio ambiente para a identificação do local de plantio das árvores e remanejo”, informou.

O secretário concluiu informando que o referido aditivo financeiro e de tempo está sendo elaborado. “Estamos elaborando um aditivo de prazo e recursos devido à necessidade de realizar ajustes não previstos inicialmente no projeto. Algumas demandas do local não foram contempladas, e, por isso, o projetista foi notificado para realizar uma avaliação e apresentar as devidas considerações. Com base nisso, será necessário um aditivo para garantir a conclusão dos serviços contratados, especialmente no que diz respeito à ponte. Esse processo de ajuste causará um atraso na obra, com previsão de conclusão entre 60 e 90 dias, em função do tempo necessário para formalizar o aditivo e atender às novas exigências”, explicou o secretário.

Sobre o projeto e impacto

A estrutura de 60 metros de extensão e 15 metros de largura, além de ser funcional, incorpora elementos sustentáveis e de lazer, com ciclovia, passeios públicos, mirante de vidro com vista para a cachoeira, e iluminação em LED, tudo projetado para garantir maior segurança e comodidade à população.

Outro destaque do projeto é a passarela de 2,5 metros de largura, elevada a um metro da água, o que permite uma ampla interação com a natureza.

O impacto positivo da obra já é visível, tanto para os moradores quanto para os empresários da região. Com a infraestrutura em andamento, novos empreendimentos, como pizzarias e restaurantes, estão sendo construídos nas proximidades, preparando-se para o fluxo de turistas que a obra certamente atrairá. A ponte não apenas facilitará o tráfego local, especialmente em uma área historicamente afetada por cheias, mas também revitalizará o entorno, transformando-o em um novo ponto de lazer e interação com a natureza.

Obra muito aguardada

A construção de uma ponte sobre o Rio Marreco, no prolongamento da Rua Ângela Zanella, era uma reivindicação muito antiga da comunidade do Jardim Coopagro, bairros próximos e de toda a cidade de Toledo. Muitos acidentes ocorreram no trecho devido a falta de uma ponte.

O projeto para a construção da ponte e passarela foi debatido, estudado e executado nos últimos anos. A assinatura do contrato com a empresa responsável pela execução da obra ocorreu em abril de 2024 e os trabalhos no local iniciaram no segundo semestre daquele ano.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim