Presidente da ACIT participa do 3º Encontro Nacional de Integração do Associativismo no Rio de Janeiro

Com o objetivo de reforçar o papel das entidades associativistas no desenvolvimento econômico do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) promoveu, em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o Encontro Nacional de Integração do Associativismo. Em sua terceira edição, o evento foi realizado na última segunda-feira (10), na capital fluminense
O Encontro teve a participação de presidentes de associações comerciais que fazem parte do G50+, grupo que congrega as maiores entidades representativas do setor empresarial do país. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) Cristiano Dall’Oglio da Rocha participou dos debates, que tiveram início com a discussão sobre os caminhos para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.
De acordo com Rocha, o Encontro abordou o fortalecimento do associativismo como um todo. “Nós tivemos vários assuntos em pauta. Entre eles: o fortalecimento das micro e pequenas empresas, mantendo o simples federal. Inclusive, a Faciap realizou esse movimento em Brasília”.
O presidente da ACIT contou que também foram realizadas discussões de novos produtos para fortalecer o associativismo, os MEIs e micros e pequenas empresas. “Acompanhamos ainda as apresentações dos cases de associações e instituições comerciais de Francisco Beltrão, Florianópolis, Marília e Passo Fundo. O encontro é uma maneira de nos relacionarmos”.
Parlamentares e lideranças empresariais se reuniram para elaborar propostas que contribuam para o crescimento econômico com segurança jurídica, previsibilidade e redução da carga tributária.
Relevância
O presidente da CACB Alfredo Cotait Neto indicou pautas de relevância a serem debatidas no encontro, como a atualização do teto do Simples Nacional e o debate sobre o voto distrital misto, no Congresso Nacional.
Ele também citou a divulgação do Gasto Brasil, a ferramenta desenvolvida pela confederação que demonstra como o governo gasta o dinheiro público. “Esta rede deve estar comprometida e mobilizada com as nossas pautas, com as bandeiras da CACB”, afirmou.
Como uma plataforma de diálogo, o encontro ainda recebeu representantes do Congresso Nacional. O deputado federal Domingos Sávio (PL/MG), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), disse que a CACB pode contar com a parceria da FCS, na defesa do empresariado.
Para o parlamentar, o encontro promovido é importante para a união do setor em prol de um objetivo em comum, que é o desenvolvimento econômico do país. “Na medida que o Estado sufoca quem empreende, ele acaba com a possibilidade de geração de riqueza. Temos que reagir fazendo encontros como esse, mantendo sim a conservação dos nossos princípios, dos nossos valores, mas tendo a mente aberta para inovar, para buscar novas soluções”, destacou.
Relações comerciais
Para o senador Carlos Portinho (PL-RJ), a inovação e a tecnologia vão transformar as relações comerciais e que é preciso se integrar ao novo, “conviver e entender para onde essa tecnologia vai nos levar”. Além disso, ele salientou a importância de que o país diminua as “amarras dos impostos”, para dar mais possibilidade de trabalho ao empreendedor, sendo essa uma luta coletiva. “Precisamos reduzir impostos e deixar que quem emprega possa trazer a arrecadação através do emprego, da capacidade de compra, do poder da nossa moeda”.
“Eu espero ver um Brasil diferente, um Brasil que apoie o empreendedor, que a gente possa discutir projetos transformadores que possam impactar positivamente o seu negócio e o negócio do país, que é gerar riqueza para o próprio país, por meio da produção e com menos impostos”, completou o parlamentar.
Também participaram dos debates os deputados federais Luís Carlos Gomes (Republicanos -RJ) e Luiz Gastão (PSD-CE), e o deputado estadual Luiz Paulo (PSD-RJ). A discussão foi mediada pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) Flávio Furlan.
O painel História de Sucesso no Empreendedorismo teve a presença do empresário Alexandre Accioly, que é o 2º vice-presidente da ACRJ. Ele começou sua trajetória nos negócios aos 17 anos e ainda administra vários empreendimentos no Rio de Janeiro, vinculados a telemarketing, comunicação, alimentação, saúde e cultura.
*Fonte: Assessoria de Comunicação da CACB.




















Procura-se: RG em nome de Jéssica Mariani Bonani, perdido no terminal em Toledo