Prevenção de incêndios no Paraná: comandante dos Bombeiros de Toledo explica avanços pós-Boate Kiss


Foto: Wilson Dias - EBC
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Em 27 de janeiro de 2013, o Brasil foi marcado pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria-RS, a qual resultou na morte de 242 pessoas. Esse evento trágico ressaltou a necessidade urgente de atenção às normas de prevenção de incêndio e pânico, especialmente em locais de grande reunião de público, como casas noturnas, cinemas, teatros, shoppings, entre outros. O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão QOBM, Guilherme Rodrigues de Lima, detalhou as mudanças e avanços

Para o capitão, a tragédia da Boate Kiss foi um divisor nos cuidados e normas de segurança em casos similares. “Nos últimos anos, as normas de prevenção de incêndio evoluíram significativamente, contribuindo para a preservação da vida e do patrimônio da população. A tragédia de 2013 foi um marco para a conscientização coletiva sobre a importância dessas normas. No Paraná, a evolução legislativa teve início em 2011, com mudanças importantes que foram implementadas no ano de 2012”.

O capitão também destacou o importante avanço com o Corpo de Bombeiros do Paraná também podendo aplicar sanções administrativas em áreas de prevenção de incêndios. “Outro marco relevante foi a aprovação, em 2018, de uma legislação que conferiu ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná o poder de Polícia Administrativa para aplicar sanções relacionadas às áreas de prevenção de incêndios. Essa medida fortaleceu o cumprimento das normas e reforçou a segurança nas edificações em todo o estado”, informou.

Guilherme Rodrigues de Lima também evidenciou os avanços do Paraná em legislações e tecnologias de prevenção de incêndios. “O Corpo de Bombeiros do Paraná também tem buscado continuamente incorporar novas tecnologias e legislações mais eficazes para a prevenção de incêndios. Como resultado, somente no ano de 2024 foram realizadas mais de 260 mil vistorias, mais de 16 mil fiscalizações e mais de 7 mil análises de projetos de prevenção de incêndios em todo o estado. Esse trabalho reflete diretamente em edificações mais seguras, minimizando riscos de incêndios e situações de pânico”.

Desde a atualização das normas em 2011, as edificações passaram a ser classificadas como ocupações destinadas a atividades econômicas específicas. Essa abordagem permite que cada edificação seja projetada e avaliada com medidas de segurança compatíveis com a sua finalidade. Caso a finalidade de uso seja alterada, é necessário atualizar também as medidas de segurança, garantindo, assim, maior eficiência e assertividade na proteção contra riscos.

Além do avanço nas normativas, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem investido fortemente na capacitação de seus profissionais e na conscientização da população sobre práticas seguras. Programas de treinamentos, simulações de evacuação e campanhas educativas têm sido promovidos para ampliar o conhecimento e a adoção de medidas preventivas em todo o estado.

Esses avanços evidenciam o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em salvaguardar a vida e o patrimônio dos cidadãos paranaenses. O fortalecimento da cultura da prevenção é essencial para evitar tragédias e garantir que a sociedade esteja preparada para agir em situações emergenciais.

Corpo de Bombeiros Militar do Paraná – "Por uma vida, todo sacrifício é dever"

Capitão QOBM Guilherme Rodrigues de Lima - Comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim