Sindicato Rural de Toledo protocola laudo para possível revisão do Valor da Terra Nua

Atendendo às solicitações dos produtores rurais, o Sindicato Rural Patronal de Toledo encaminhou um pedido de revisão do Valor da Terra Nua (VTN) praticado no município. Para isso, consultou a assessoria jurídica local e a Federação da Agricultura do Paraná (Sistema Faep/Senar-PR), além de conjuntamente contratar um laudo técnico para embasar o pleito.
O presidente do Sindicato Rural Patronal, Nelson Gafuri, explicou que os associados notaram discrepâncias entre o VTN de Toledo e de municípios vizinhos, como Cascavel e Palotina. “Mesmo tendo apenas um rio como divisa com Cascavel, a diferença era grande. Precisávamos de um documento técnico para fundamentar nossos argumentos”, destacou.
Em 2024, o tema foi discutido em uma reunião no auditório do Sindicato Rural Patronal com representantes da prefeitura (clique aqui e relembre). Após o encontro, ficou definida a necessidade de elaboração de um laudo para análise do governo municipal.
Para garantir um estudo técnico robusto, o Sindicato Rural Patronal, o Sistema Faep e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo se uniram na contratação de um engenheiro agrônomo especializado na metodologia de cálculo do VTN.
Impacto no Imposto Territorial Rural
O membro do Conselho Fiscal do Sindicato Rural Patronal, Wellington Trajano Donadel, ressaltou que a revisão do VTN tem impacto direto no cálculo do Imposto Territorial Rural (ITR). “Muitos acreditam que o VTN é o valor venal ou de mercado da terra, mas não é. O Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná já esclareceu esse ponto em nota técnica. O engenheiro contratado demonstrou que o valor do VTN aplicado atualmente em Toledo está acima”, explicou.




















Cachorrinho encontrado próximo da Assermuto