Palestra com delegada marca início do 5º Seminário Mulheres em Foco

A Delegacia da Mulher de Toledo abriu, nesta sexta-feira (7), a quinta edição do Seminário Mulheres em Foco, no auditório da Escola de Administração Pública de Toledo, conhecida como Escola de Governo. Coube à delegada Ana Cris Souza de Oliveira conduzir a primeira atividade da programação, organizada pela Secretaria Municipal da Mulher, com uma exposição sobre conceitos básicos e definições de violência de gênero, à luz do texto da Lei Federal de Nº 11.340/2006, a conhecida “Lei Maria da Penha”.
Ana Cris enfatiza que o trabalho da Delegacia da Mulher envolve ações simultâneas de prevenção e repressão, e que o seminário reforça justamente a primeira frente ao capacitar servidores para reconhecer e responder adequadamente às situações de violência doméstica. “Hoje estamos tratando dessa vertente preventiva, porque, ao receberem conhecimento, os servidores passam a identificar as situações de violência e a saber como agir diante delas”, comenta a delegada, que também reforça a necessidade de que casos desta natureza sejam sempre reportados pela comunidade. “Se você se deparar com uma situação iminente de violência doméstica, denuncie! Ligue para o 190 ou para a Patrulha Maria da Penha. Não se cale! Em briga de marido e mulher, você mete a colher, o garfo, a faca, o braço, o que tiver”, salienta.
Depois da fala da delegada, ainda pela manhã, a secretária municipal da Mulher, Eliane Bombardelli, apresentou um panorama das ações da pasta no enfrentamento à violência de gênero, bem como a respeito dos diferentes tipos de violência doméstica (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral). No período da tarde, a programação foi retomada com conteúdo ministrado pela advogada Renata Torri Saldanha Coelho, professora do curso de Direito do câmpus de Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que tratou a respeito de “Panorama estatístico e impacto social” e “Papel do servidor público na prevenção e atendimento”.
Próximas etapas
As apresentações de Ana Cris, Eliane e Renata integram o módulo “Introdução à Violência Contra as Mulheres e Panorama Geral”, que inaugura uma formação de 32 horas-aula voltada a cerca de 65 servidores públicos municipais e integrantes da rede de apoio às vítimas. O seminário foi estruturado em quatro módulos de 8 horas-aula cada.
O segundo (“Causas, Fatores de Risco e Dinâmicas de Violência”) está programado para a próxima sexta-feira (14). Já os encontros seguintes, “Prevenção, Educação e Ações Comunitárias” e “Atendimento às Vítimas e Redes de Apoio”, ocorrerão nos dias 19 e 21 de novembro, respectivamente.
A secretária da Mulher destaca que o seminário consolida um ciclo formativo voltado a orientar servidores sobre como agir quando se deparam com situações de violência doméstica, reforçando a necessidade de padronizar procedimentos e fortalecer a rede de proteção. “É uma capacitação na qual se orienta a forma como o servidor deve proceder diante de um caso de violência doméstica, com orientações dadas por profissionais de diferentes áreas do enfrentamento a esse problema”, observa Eliane. “Nos próximos módulos receberemos advogadas, psicólogas, assistentes sociais, integrantes de forças de segurança e outros especialistas que atuam na rede, abordando acolhimento e os protocolos que precisam ser adotados em cada situação”, acrescenta.


















Encontrado: chave encontrada no Jardim Porto Alegre em Toledo